Na página do programa no Facebook, há inúmeros relatos de candidatos descrevendo o que parece ser mais um teste de resistência física do que musical e criticando a organização do evento. No Facebook, participantes da seleção dizem que a espera durou até 14 horas, em pé, em filas, para cantar brevemente para os jurados. Além da desorganização no processo de audição, há muitas queixas se quanto à falta de estrutura adequada para receber os artistas.
Os testemunhos contra a organização do evento ainda trataram do processo de escolha, uma que candidatos rejeitados supostamente ganhavam uma marca “X” na mão, não removível com água, para evitar que voltassem à fila e tentassem passar no teste novamente.
De acordo com o blog, no momento da inscrição, aberta a participantes de todo o país, os candidatos enviavam um vídeo exibindo os seus dotes musicais. A Band, porém, não fez uma triagem e convocou todos os inscritos, com exceção dos que não atendiam aos requisitos, como idade mínima. O blog também informa que a emissora disse que esse procedimento é comum em outros países que exibem o X Factor.
O Blog do Mauricio Stycer diz, ainda, que procurou na manhã desta segunda-feira a assessoria da Band, que informou que está ciente dos problemas que ocorreram, mas ainda não decidiu se vai se manifestar a respeito..