O assunto já atingiu as primeiras colocações dos assuntos mais comentados no mundo todo através do Twitter. Além de Viva, Carlos Villagrán (o Kiko), a apresentadora Sonia Abrão e a atriz Tata Werneck já postaram homenagens para Aguirre em seus perfis.
Há pouco menos de duas semanas esteve internado para tratar de uma pneumonia. Sua filha, Verônica, disse ao jornal Clarín que o pai estava "um pouco melhor", mas não estava totalmente recuperado. Na ocasião, o ator chegou a publicar uma mensagem aos fãs.
Um ano atrás divulgou a carta E agora, quem poderá me defender? (referência ao personagem Chapolin). No texto, o ator reinvidicava assistência médica da Associação Nacional de Atores do México (Anda).
"Como muitos de vocês sabem, nos últimos tempos meu estado de saúde e de minha esposa se debilitaram (...) Minhas forças se acabaram. Tenho lutado há dez anos por esse direito, porque há dez anos preciso dele. Tenho 81 anos e, repito, tenho sérios problemas de saúde", escreveu.
Por conta de sua saúde debilitada, viveu recluso em seus últimos anos, afastado da Cidade do México, capital do país. Deixou a vida artística por vergonha do próprio corpo - ele engordou muito por conta da medicação e ficou com peso maior que o do amigo Edgar Vivar.
No seriado Chaves, Aguirre conheceu o sucesso interpretando o altíssimo Professor Girafales, eterno pretendente da Dona Florinda. O ator ainda atuou em quatro filmes de Chespirito: El Chanfle, El Chanfle 2, Charrito, Don Ratón y Ratero.
Com o fim definitivo das gravações do Chaves, em 1992, ele produziu em 1994 o programa Aqui esta la Chilindrina. O programa teve como personagem central a esperta Chiquinha, interpretada por Maria Antonieta de Las Nieves. Desde 1976, Rubén era proprietário de um circo: El Circo del Professor Jirafales.