Tão certo na vida quanto a morte é o fato de que todos nós vamos ter dor nas articulações. A dor é verdadeiramente um sentimento humano e afeta crianças, adultos e idosos. Seja por traumas, inflamações ou desgaste, estamos verdadeiramente todos expostos.
A sensação dolorosa tem uma importância no caráter evolutivo. Ela é uma sensação protetora que sinaliza para nós mesmo que há algo de errado com aquele lugar que dói. Sem esse tipo de proteção, por exemplo, não retiraríamos a mão de uma superfície quente e isso ocasionaria uma lesão grave da região. Retirar a mão de um local muito quente é um ato reflexo, nós nem temos que pensar muito para fazê-lo.
saiba mais
O que é o tal neuroma que atrapalhou Lore Improta na Sapucaí?
Qual o momento de começar fisioterapia depois de uma cirurgia ortopédica?
Teremos alguma novidade sobre a prótese de tornozelo esse ano?
Devemos abandonar o alongamento antes de atividades físicas?
Vale a pena fazer terapia por ondas de choque?
Especificamente, as articulações são envolvidas por uma membrana denominada sinóvia, que é rica em terminações nervosas. É a sinóvia, muitas vezes, a responsável por nos sinalizar que há algo de errado com a articulação em questão. Ela sinaliza a ocorrências de traumas, líquido articular em excesso, inflamação local e a possível existência de algum processo degenerativo. Essa sinalização é também, em parte, protetora. Uma articulação traumatizada precisa repousar e a dor, claramente, nos força a fazer isso.
Entretanto, muitas vezes, a sensação de dor é exacerbada e passa a impactar profundamente na qualidade de vida do ser humano que padece com ela. É nesses casos que a medicina, em específico a ortopedia, entram para ajudar. Identificar a causa exata da dor é o primeiro passo para um plano de tratamento que consiga diminuir o desconforto e preservar a articulação.
Se quiser saber mais de possíveis causas de dor articular, dá uma olhadinha aqui.
Fiquem bem!