O que é o tal neuroma que atrapalhou Lore Improta na Sapucaí?

O neuroma é um pseudotumor que mais comumente se localiza entre o terceiro e quarto dedo do pé

Tiago Baumfeld/Reprodução
(foto: Tiago Baumfeld/Reprodução)

A musa da Viradouro não passou um desfile livre de dores esse ano. Lore Improta sofre com um problema no pé chamado Neuroma de Morton, que realmente pode ser muito incômodo ao usar saltos e sambar pela avenida.

O neuroma é um pseudotumor que mais comumente se localiza entre o terceiro e quarto dedo do pé. Ele é um espessamento de um nervo digital e pode dar sintomas locais como dor, formigamento e sensação de preenchimento local, como se a pessoa estivesse pisando em uma pedra.

O grande drama da musa é que a mesma já passou por vários tratamentos conservadores iniciais, como fisioterapia, medicamentos e uso de palmilhas e até mesmo por uma cirurgia.

O retorno da dor, apesar de raro, é chamado de recidiva e, na imensa maioria dos casos, está relacionado à remoção incompleta da lesão.

É muito importante do ponto de vista cirúrgico que o tumor seja individualizado e totalmente extirpado, de modo a evitar esse tipo de complicação. A cirurgia deve ser feita por mãos experientes, visto que algumas estruturas ao redor se parecem muito com o neuroma e tem até mesmo um nome próprio: neuroma do residente (ou do médico ainda em treinamento).

Caso a lesão volte, o caminho para a cura é um novo procedimento cirúrgico, com a certeza de que tudo foi removido. Isso pode ser feito cortando-se o pé por cima ou por baixo, dependendo da preferência do cirurgião.

Eu escrevi um pouco sobre essa diferença de abordagem cirúrgica e, se você tiver curiosidade, veja aqui.

Cuidem dos seus pés! São eles que te levam cada vez mais longe!