Saúde Plena

ORTOPEDIA

Teremos alguma novidade sobre a prótese de tornozelo esse ano?

Tiago Baumfeld

O mundo das próteses está em constante evolução. No ano passado, a cirurgia assistida por robôs chegou com força nas artroplastias do joelho e do quadril no Brasil. Apesar de ainda não ter assistência por robôs, a prótese de tornozelo promete ter novidades esse ano.


A novidade é relativa em relação ao número de marcas de implantes disponíveis no país. Por muitos anos o mercado brasileiro ficou inacessível para muitas indústrias e o Brasil possuía modelos de próteses de gerações antigas e com piores resultados. Desde 2018 esse cenário mudou e, atualmente, temos à disposição no país o modelo Infinity, que é um dos mais utilizados nos Estados Unidos.

Mas obviamente que o desenvolvimento tecnológico é contínuo e, de lá para cá, alguns outros modelos, também de quarta geração, já estão disponíveis na Europa, nos Estados Unidos e em outros lugares do mundo. Os modelos Cadence, de origem canadense, e Vantage, de origem americana, prometem chegar ao Brasil para iniciar a comercialização de seus implantes ainda esse ano.

Essa é uma notícia muito boa para os pacientes que sofrem com artrose do tornozelo, pois esses modelos têm apresentado resultados muito animadores nos estudos recentemente publicados. Além disso, a competição local, com três bons implantes em comercialização, naturalmente fará com que o preço caia e que esse tipo de cirurgia fique mais acessível e possa beneficiar mais pessoas.


O que esses três modelos têm em comum é que eles são pertencentes à denominada quarta geração de implantes, que tentam replicar de maneira mais anatômica o tálus e a tíbia e têm o componente de polietileno intermediário firmemente fixado ao componente tibial, o que é denominado modelo fixed-bearing. O benefício teórico disso é a menor sobrecarga no arcabouço ligamentar adjacente que esse tipo de implante gera.

Se você quer saber um pouco mais sobre os modelos de próteses de tornozelo disponíveis ao redor do mundo, eu escrevi e detalhei um pouco disso aqui.

Dá uma olhada lá!

Fiquem bem!