Melhoras! Para você também!

"Obrigado a vocês, pacientes, por tornar a rotina de nós médicos, que às vezes é dura, um pouco mais suave, tranquila"

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(foto: whyframestudio/Freepik)

Empatia. Se colocar no lugar do outro. Sentir o que o outro sente. Padecer junto. É a experiência que tenho vivido no último mês, desde que operei meu joelho no final de dezembro.

Pela primeira vez no consultório eu não sou o primeiro a perguntar aos meus pacientes como eles estão. A pergunta vem do outro lado da mesa: como você está, doutor? Recuperando bem?

Tenho acabado atualizando meus pacientes sobre minha recuperação ao final de cada jornada de trabalho. Que sensação boa! Saber que o desejo pelo bem, que o tratamento cordial e o desejo de melhora é recíproco e que eu me preocupo com eles assim como eles se preocupam comigo.

Essa é para mim, na verdade, a essência da relação médico-paciente. Pouco hierarquizada ou sacerdotal. Uma relação horizontal, próxima, quase de velhos amigos que se encontram em um momento de necessidade para pedir ajuda.

Tenho o costume de encerrar minhas consultas desejando melhoras para meus pacientes e agora, comicamente, tenho ouvido com freqüência o "para você também".

Obrigado a vocês, pacientes, por tornar a rotina de nós médicos, que às vezes é dura, um pouco mais suave, tranquila.

Melhoras! rsrs...