Tiago Baumfeld
A noite da virada para os médicos de plantão costuma ser calma, exceto por um motivo que se repete ano após ano: explosões por fogos de artifício. Esse tipo de acidente pode ser grave e trazer sequelas tão significativas quanto a amputação de membro.
Leia Mais
Cuidado com os acidentes cortantes no natalEstá planejando esquiar? Cuidado com os acidentes!Como Neymar voltou a jogar tão rápido?Cirurgia minimamente invasiva para o joanete. Já ouviu falar?De médico para pacienteAs lesões por explosão nas mãos normalmente são complexas, com lesões de múltiplas estruturas, como osso, tendões, ligamentos, nervos e vasos. Em muitos casos a reconstrução anatômica dessas estruturas é impossível devido à perda de tecido e destruição completa do coto remanescente. De qualquer forma, durante a cirurgia reconstrutiva, tenta-se preservar o máximo de estruturas possível, para se obter uma função adequada da mão.
Pelo descrito, caro leitor, prevenir nesses casos é sempre melhor que remediar. Se decidir soltar fogos de artifício, siga os seguintes passos:
- Utilize marcas certificadas e autorizadas
- Prefira dispositivos de acionamento à distância
- Leia atentamente as instruções de uso
- Nunca solte fogos sob efeito de álcool ou perto de crianças
- Tomem cuidado, atenção redobrada!
Se cuidem e feliz ano novo!