Tiago Baumfeld
Realmente ter o diagnóstico de uma infecção após uma cirurgia não é uma notícia boa. Entretanto, se implementado tratamento precoce e multidisciplinar os resultados são animadores e a cura pode ser uma realidade.
As infecções podem ocorrer por diversos motivos. Problemas relacionados ao paciente, à cirurgia e aos implantes. Em relação aos pacientes, fatores sistêmicos como diabetes, doenças auto-imunes, e doenças reumatológicas podem ser fatores contribuintes. Fatores locais como feridas e higiene ruim também podem ocorrer.
Leia Mais
Problema na cartilagem do tornozelo: o que fazer?Melhorei a minha dor! Apesar do meu médico...Ondas de choque funcionam mesmo?No tratamento, é muito importante realizar a drenagem e o desbridamento de todo tecido infectado, enviando o tecido retirado para identificação das bactérias patógenas em culturas. Os antibióticos também são essenciais e devem ser guiados pelas bactérias identificadas.
Nesse contexto, é também muito importante que a área infectada esteja bem vascularizada, pois é pelo sangue que as células de defesa e os antibióticos irão atuar.
É extremamente importante que o tratamento da infecção seja feito de forma precoce, evitando o alastramento local e sistêmico da condição. Caso sua área cirúrgica apresente vermelhidão, calor e/ou drenagem de secreção, comunique imediatamente seu cirurgião para orientação sobre a melhor conduta nesse momento.