Essa não é uma situação incomum. A cartilagem do tornozelo pode sofrer lesões durante fraturas e torções do tornozelo, e é fácil assim ver o tanto que isso pode ser frequente.
Primeiramente é preciso entender que a cartilagem do tornozelo, assim como a de outras articulações, possui metabolismo lento e por isso a sua capacidade regenerativa intrínseca é baixa. Isso quer dizer que, uma vez lesionada, dificilmente essa estrutura vai se reparar "sozinha".
saiba mais
Uma vez suspeitada, a identificação dessa lesão é realizada na maioria dos casos com um ressonância magnética, que consegue definir onde exatamente se encontra a lesão. Na maioria das vezes ela se localiza no osso do tálus, em sua região mais central e interna. O tratamento inicial é sempre conservador e objetiva retirar a dor do paciente e não regenerar a cartilagem em si. Esse tratamento envolve fisioterapia, repouso, medicação e em alguns casos algum tipo de infiltração articular.
Nos casos em que esse primeiro tratamento falha, a cirurgia pode ser uma opção para abordar a lesão da cartilagem. Inúmeras táticas cirúrgicas estão descritas. O que se sabe cada vez mais é que técnicas que objetivem cobrir a lesão com algum tipo de material que possa selar e estimular a recuperação da cartilagem tendem a apresentar melhores resultados.
Veja aqui um artigo interessante sobre os métodos cirúrgicos para essas lesões: Lesões Osteocondrais no Tornozelo
Na dúvida do que fazer, procure sempre seu ortopedista de confiança.