Calos e calosidades nos pés e nas mãos: por que ocorrem?

Só quem sofre com esse problema sabe o quanto ele pode incomodar. O problema não é somente estético e pode se associar a dor e prejuízo funcional

Juan Domiciano/Pexels
(foto: Juan Domiciano/Pexels)

Para quem não sabe, calos são aquelas áreas mais duras, ásperas e grossas que se formam muitas vezes nos pés e nas mãos. Elas são causadas na grande maioria das vezes por áreas de maior atrito, no qual a tentativa do corpo no local é formar mais pele para "proteger" a região.

Fato é que essa "proteção" pode passar a ser incômoda e gerar repercussões significativas. Algumas vezes podem impedir o uso de calçados e até de realizar pequenas caminhadas.

O primeiro passo se isso estiver acontecendo é identificar a causa. Deformidades nos pés, pé cavo, pé plano, problemas no tamanho dos metatarsos podem estar associados à gênese do problema.

Caso alguma deformidade óssea seja encontrada, ela deve ser obrigatoriamente corrigida. Somente raspar o calo nesses casos não é efetivo e o calo normalmente volta.

Na ausência de problemas nos ossos, cuidados locais, como lixa suave e hidratação, podem trazer conforto e minimizar o problema.

Cuidem dos seus pés, são eles que te levam cada vez mais longe!

Dr. Tiago Baumfeld - www.tiagobaumfeld.com.br