Posso pisar depois de uma cirurgia no pé?

"Somente o seu cirurgião será capaz de julgar melhor o seu caso específico e decidir qual o melhor momento para que você inicie o apoio"

Nino Liverani/Unsplash
(foto: Nino Liverani/Unsplash)

Posso pisar depois de uma cirurgia no pé? Essa é uma pergunta importante e que causa muita ansiedade nos pacientes. Afinal, é só machucar o pé para saber o quanto precisamos dele.

Ficar sem por o pé no chão envolve uma grande repercussão na rotina do dia a dia e o uso de muletas, andador ou cadeira de rodas pode ser muito incômodo. Além disso, ao não apoiar no chão, há uma grande perda de tônus muscular, aumento da rigidez articular e piora da densidade óssea.

É por isso que, sempre que possível, nós cirurgiões permitimos o apoio pós operatório o mais precoce possivel. A possibilidade de apoio imediato depende de vários fatores, como idade, qualidade óssea, tipo de cirurgia, entendimento do paciente, entre outros.

Em linhas gerais, um pós operatório de uma fratura na qual foi conseguida excelente osteossíntese, com estabilidade absoluta, não há justificativa para retardar o início do apoio, visto que esta fratura está estável, rígida, e pode suportar carga protegida.

Do outro lado, uma fratura grave, cominuída (multifragmentar), com osteossíntese débil, com certeza não permitirá apoio precoce, devido ao risco de perda do que foi conseguido durante a cirurgia.

Somente o seu cirurgião será capaz de julgar melhor o seu caso específico e decidir qual o melhor momento para que você inicie o apoio.

Cuidem dos seus pés, são eles que te levam cada vez mais longe.