A prótese de tornozelo já é uma realidade? A resposta para essa pergunta é sim, meus caros leitores. Felizmente hoje, no Brasil, a prótese de tornozelo já é um procedimento comum, sendo realizado já em grandes centros ao redor do país.
É claro que a artroplastia do tornozelo ainda não é tão comum como a de quadril ou de joelho, e isso ocorre por alguns motivos. O primeiro deles é que, por imbróglios comerciais, uma prótese para ser utilizada em casos primários só chegou ao Brasil em 2018 e, portanto, só temos quatro anos de utilização da mesma no país.
O segundo motivo é que a artrose do tornozelo (desgaste da articulação), doença para qual a prótese é feita, é muito menos comum do que a artrose de joelho ou de quadril. Finalmente, um dos principais motivos da ainda não disseminação do procedimento é a sua inexistência no Sistema Único de Sáude (SUS).
Leia Mais
Palmilhas: elas funcionam?Os conceitos na medicina mudam rápido?O tempo passa diferente para o cirurgião e para o anestesista?O que falta para a disseminação desse procedimento no SUS é o entendimento por parte da população dos benefícios que a prótese pode trazer aos doentes e, assim, maior pressão nos gestores para que o sistema incorpore esse importante dispositivo. É fato que o preço desses materiais pode ser um limitador inicial, mas penso que uma negociação em larga escala poderia sem dúvida viabilizar o procedimento.
Para quem quer saber mais sobre o tema publiquei recentemente um vídeo no YouTube que está acessível em meu site, cujo endereço leva meu nome, com muitas informações sobre a prótese de tornozelo: indicações, riscos, benefícios, desafios e futuro.
Cuidem dos seus pés, são eles que te levam cada vez mais longe.