Cirurgia robótica para prótese de joelho: realidade próxima para mineiros

Procedimento de substituição da articulação é utilizado em casos de artrose avançada

Pixabay/Reprodução
(foto: Pixabay/Reprodução )
Nesta semana tive uma conversa sobre novas tecnologias relacionadas à ortopedia (o que sou aficcionado, confira matéria sobre tecnologias para recuperação aqui) com um grande amigo e colega de profissão, o Dr. Lúcio Biondi, especialista em cirurgia do joelho. 


A inovação mais próxima no horizonte dos ortopedistas mineiros é a cirurgia robótica para a realização da prótese de joelho, procedimento de substituição da articulação utilizado em casos de artrose avançada. Nossa conversa esclarece as principais dúvidas sobre o assunto e compartilho aqui com vocês uma pequena entrevista que fiz com o Dr. Lúcio.

Dr. Tiago Baumfeld: Como funciona a cirurgia robótica no joelho?

Dr. Lúcio Biondi: Não é tão complexo quanto pode parecer. Antes do procedimento, uma tomografia computadorizada é realizada e o planejamento é feito. Na cirurgia um braço robótico ajuda a "moldar" osso ao mesmo tempo em que um "envelope" tridimensional é criado a partir de imagens em tempo real, predefinindo o espaço de trabalho do cirurgião.

Dr. Tiago Baumfeld: Quais os benefícios da substituição total do joelho assistida por robótica?

Dr. Lúcio Biondi: O maior benefício é a precisão de implantação da prótese, com possibilidade de melhor função e sobrevida da prótese. Além disso, o risco reduzido de lesões em tecidos adjacentes e utilização de incisões menores podem colaborar em um pós-operatório com uma internação mais curta e menos dor.

Dr. Tiago Baumfeld: Existem estudos que mostram melhores resultados desse tipo de cirurgia?

Dr. Lúcio Biondi: Existem estudos que mostram resultados mais precisos nas cirurgias realizadas com auxílio de robôs, devido ao menor trauma nos tecidos adjacentes

Dr. Tiago Baumfeld: Quando esse procedimento estará disponível?

Dr. Lúcio Biondi:  Apesar de parecer futurista, o futuro chegou para os ortopedistas mineiros e em breve estará presente na nossa realidade.

Cuidem dos seus pés, meus caros leitores (e de seus joelhos também, risos)!