Saúde Plena

GERIATRIA

''Meu cuidado. Meu conforto'': Por que é importante celebrar o dia mundial dos Cuidados Paliativos?


O dia mundial de Cuidados Paliativos é comemorado anualmente no 2º sábado de Outubro. Todo ano, a Worldwide Hospice Palliative Care Alliance (WHPCA) lança o tema que marcará as comemorações e iniciativas relacionadas a esse dia. O tema escolhido para 2020 é “Meu cuidado. Meu conforto”.


Por mais simples que possa parecer, essa combinação de palavras, “Meu cuidado. Meu conforto”, diz muito sobre o que significa Cuidados Paliativos. O Cuidado Paliativo tem como objetivo principal criar condições para que a passagem pela terminalidade seja envolvida por conforto e por dignidade. 

O conforto deverá ser buscado a todo instante e a dignidade só acontecerá de fato, caso a própria pessoa (ou seus representantes), seja protagonista do seu processo de cuidado. O desejo de cada um deve prevalecer e ser esculpido pela técnica e experiência da equipe que lhe assiste.

Perguntei para a Médica especialista em Medicina Paliativa e presidente da SOTAMIG (sociedade de Tanatologia e Cuidados Paliativos de Minas Gerais), Sarah Ananda, qual é o significado e importância de comemorarmos essa data. Segue a resposta:

- "A importância do dia mundial e da campanha envolvendo sua divulgação é chamar a atenção de todos. As pessoas afetadas por uma doença que ameaça a continuidade da vida, seus entes queridos, seus cuidadores, todos os profissionais de saúde e a sociedade precisam ser alertados para esse tema.


É imprescindível que a sociedade entenda a necessidade e cobre de seus gestores e governantes que eles priorizem políticas para a organização de serviços, tanto públicos quanto privados, que ofereçam os Cuidados Paliativos de que todos precisam.  Este ano, o dia mundial acontecerá no próximo dia 10 e diversos eventos marcarão essa data no Brasil e em nosso estado. A gente acaba estendendo e aproveitando o mês de outubro todo para essas comemorações. Precisamos criar oportunidades para falar sobre isso com a sociedade e aumentar a consciência e a compreensão a respeito das necessidades relacionadas à saúde, aos aspectos sociais, e espirituais, das pessoas que vivem com doenças ameaçadoras da vida e de seus familiares. Precisamos ampliar o acesso aos cuidados paliativos em todos os níveis de assistência."

Várias oportunidades para compreendermos mais a respeito desse assunto precioso foram criadas e, cito abaixo alguns eventos que poderão ser acompanhados. 

O serviço de Geriatria do Hospital das Clínicas da UFMG, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS) estão organizando um evento online abordando o tema do dia mundial. O objetivo principal é apresentar a importância da inclusão das tecnologias em Cuidado Paliativo nas Redes de Atenção à Saúde (RAS) do SUS.  O evento acontecerá do dia 10 de outubro, das 08 às 12h, e será transmitido pelo canal GeriatriaUFMG no youtube.

A SOTAMIG, em parceria com a Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), promoverá uma live no dia 07 de outubro, às 19:30h, em que a paliativista Sarah Ananda conduzirá uma conversa com Ana Michele, portadora de câncer de mama metastático desde 2011, apoiadora e estudiosa dos cuidados paliativos e autora do livro “Enquanto eu respirar”. Mais informações no site da AMMG
Alguma dúvida sobre o assunto? No site da SOTAMIG tem muita informação. 

Me envie sua sugestão de tema para abordar neste espaço: julianacicluz@gmail.com