Envelhecer é uma realidade. Todos estamos experimentando ou iremos experimentar essa fase da vida em breve, pois o tempo voa. Já o envelhecimento saudável e sem esforço é um privilégio para poucos e, na maioria das vezes, se deve a um favorecimento genético de fábrica. Tanto é assim que as pessoas que já passaram dos 100 anos e gozam de boa saúde, costumam virar personagem de vídeos nas redes sociais ou nas reportagens de jornais.
saiba mais
Então, existe um caminho para o envelhecimento saudável?
Vamos imaginar que envelhecer bem, de forma ativa, com saúde e alegria seja o nosso objetivo. Esse objetivo será então nosso pote de ouro que está em algum lugar à nossa frente. Para algumas pessoas que sempre tiveram o hábito de se cuidar, o caminho para este tesouro é curto e em linha reta, considerando que não haverá surpresas desagradáveis no percurso.
Leia também: como evitar quedas de idosos em casa
E mais: Com qual idade deve-se procurar um geriatra?
Para a maioria, entretanto, que em alguns momentos fazem tudo direitinho e, em outros, literalmente, “chutam o balde”, o caminho tem algumas curvas, subidas e descidas. O importante mesmo é a direção, é sabermos aonde queremos chegar.
Se você já escolheu sua direção e quer envelhecer bem, aí vão algumas sugestões que irão de ajudar na estrada:
1- Mantenha-se ativo. Procure inserir exercícios físicos em sua rotina. Escolha o exercício que mais lhe dê prazer mas, para um envelhecimento saudável, é imprescindível trabalharmos os músculos. Tanto a musculação quanto o pilates são boas modalidades para este objetivo. Exercite os músculos centrais do corpo: abdome, costas e glúteos, para evitar dores na coluna. Exercite os membros (pernas e braços) para manter a força necessária à realização de suas atividades. Além dos exercícios físicos, mantenha uma vida ativa. Ande, suba escadas, saia de casa. Evite ficar muito tempo deitado, vendo TV ou até lendo artigos (rs).
2- Alimente-sem bem. Busque uma dieta saudável. Evite alimentos industrializados, enlatados, empacotados. Procure comer mais alimentos que vêm do açougue, da peixaria e do hortifrúti. Inclua frutas e verduras na sua alimentação, mas até para as frutas não se pode haver excesso para quem está acima do peso ou é diabético. Não se esqueça das proteínas. Com o passar da idade, as pessoas costumam comer menos carne e ovos. Coma algo em torno de seu peso + 20% de proteína (em grama e não quilos, claro!) ao dia. Se você pesa 60kgs, coma 72g de proteína ao dia. Um nutricionista ou um médico podem te ajudar nesse cálculo.
3- Cuide de sua visão e audição. Se você já passou dos 40 anos, procure um oftalmologista, provavelmente você já está tendo dificuldade para ler ou enxergar as coisas que estão perto com nitidez. Se você é diabético, precisa ir ao oftalmologista anualmente ou semestralmente. Se você já percebe alguma perda auditiva, procure um otorrinolaringologista e, não use cotonetes! Eles são a principal causa das rolhas de cêra. Lave os ouvidos e seque-os com um pano ou toalha fina.
4- Preserve sua saúde mental. A atividade física e a boa alimentação já ajudam muito na saúde mental. Estimule seu cérebro através da leitura, ler rompe horizontes e nos traz alegria. Tenha tempo para você e use esse tempo como preferir. Medite, reze, saia para dar uma volta e arejar a cabeça. Se se sentir sem energia ou se não consegue ver alegria em nada, procure ajuda profissional, não espere.
5- Socialize e conviva. Está comprovado que quem preserva a convivência vive mais e melhor. Converse, passeie, entre para um curso, viaje. Uma das palavras mais bonitas do dicionário é CONVIVER: Do latim, convivere, dividir a vida, viver com, ter uma vida em comum.
Vamos começar o ano com o pé direito e colocar em prática essas 5 dicas? Elas cabem em uma mão apenas e valem uma vida inteira!
Tem alguma dúvida ou gostaria de sugerir um tema? Escreva pra mim: julianacicluz@gmail.com