Saúde Plena

CARDIOLOGIA

Qual a relação entre a calcificação coronária e os níveis de colesterol bom

A calcificação arterial coronária é um marcador muito utilizado em nossos consultórios, através da angiotomografia coronária com a medida da quantidade de cálcio coronário, sendo portanto um marcador de aterosclerose coronária, apresentando alta especificidade e sensibilidade. Quer dizer que, pacientes que não têm calcificação coronária e escore de cálcio de zero, são pessoas com o chamado valor preditivo negativo, ou seja, esses pacientes estão fora do risco de doença coronária com certeza. 



Segue em controvérsia a associação entre os níveis de HDL colesterol e a incidência e a progressão da doença arterial coronária.
 
Em revisão sistemática e meta-análise (método estatístico para agregar o resultado de dois ou mais estudos independentes sobre uma mesma visão de pesquisa, combinando seus resultados em uma medida sumária), os autores estimaram as razões de chance considerando a heterogeneidade dos estudos.
 
Em 33.913 indivíduos, participantes de 15 estudos transversais, a análise mostrou uma associação não significativa entre os níveis de HDL colesterol e a calcificação arterial coronária, desde o escore de zero até 100, ou seja, escore 0 é nada de cálcio na coronária e 100 já é depósito de cálcio na artéria, mais significativo. 
 
Leia: Estatina para doenças hepática crônica e cardiovascular aterosclerótica 
 
Em 10.721 indivíduos participantes de cinco coortes prospectivas (estudos que estão acontecendo no presente momento com previsão de acompanhamento por um tempo específico) a análise revelou um efeito protetor não significativo do HDL colesterol alto na calcificação arterial coronária com escore maior que zero.


 
Leia: Fatores de risco no tratamento de doença cardiovascular aterosclerótica 
 
Os autores concluíram que, nesta análise de estudos, níveis elevados de HDL colesterol não são preditores de proteção contra a calcificação arterial coronária. Os resultados sugerem que a qualidade do HDL colesterol, e não a quantidade dele, pode ser importante para certos aspectos da aterogênese e da calcificação arterial coronária.
 
Leia: Novos fatores de risco para doenças coronárias 
 
Pergunta muito comum em nossos consultórios sobre os questionamentos de que se o meu colesterol HDL (colesterol bom) está bom, não tenho que me preocupar com o colesterol LDL (colesterol ruim). Esse estudo mostra que isto é uma falácia. 

Referencia :Abedi F et al. HDL-cholesterol concentration and its association with coronary artery calcification :a systematic review and meta-analysis .Lipids Health Disease .2023 DOI: 10.1186 /sl2944-023-01827 -x