Soneca após o almoço é bom para a saúde do coração?

A sesta pode ser uma boa maneira de reduzir a dívida do sono e melhorar o desempenho cognitivo a curto prazo

gpointstudio/Freepik
(foto: gpointstudio/Freepik)

Na Espanha sesta significa sexta hora, que é a hora do dia em que as lojas fecham por algumas horas da tarde, permitindo que as pessoas escapem do calor e descansem. Casualmente, o termo sesta é utilizado para a soneca da tarde.

Cochilar é uma maneira de reduzir a dívida do sono para os maus dormidores. Uma soneca de dez minutos durante o dia pode ser suficiente para combater a fadiga e a sonolência por até duas horas. Outros benefícios da soneca incluem melhora da cognição e do desempenho cerebral, consolidando a memória e regulando as emoções.

No entanto, isso depende da duração da soneca. Cochilos superiores a 30 minutos são mais propensos a resultar em inércia do sono, uma sensação de cansaço e atraso no tempo de resposta. Os dados indicam que os cochilos também podem vir com alguns efeitos adversos. Por exemplo, o aumento da inflamação foi demonstrado entre adultos mais velhos após cochilos mais longos. Mulheres de meia-idade que tiram sonecas de mais de uma hora têm maior probabilidade de desenvolver hipertensão.

 



Um estudo da Costa Rica sugere que indivíduos com doença cardíaca prévia podem ter um risco maior de sofrer um ataque cardíaco, depois de longos cochilos. Isso é considerado secundário a um rápido aumento da pressão arterial ao acordar de uma soneca.

Além de doenças cardíacas, sintomas de depressão também foram relatados em populações mais velhas que seguiam uma rotina de sestas diárias. É muito difícil determinar se, para os indivíduos afetados, dormir mais é a causa ou o efeito.

Em resumo, uma sesta pode ser uma boa maneira de reduzir a dívida do sono e melhorar o desempenho cognitivo a curto prazo. Mas nenhum benefício de saúde sistemático foi comprovado que substanciaria uma recomendação geral para cochilos de rotina à tarde.

Referência: Congresso da Sociedade Européia de Cardiologia. Barcelona. Espanha. 26 a 29 de Agosto de 2022.