Os autores desse estudo avaliaram a associação entre descontinuar o uso de estatinas e a taxa de eventos cardiovasculares denominados MACE (evento como morte súbita, infarto do miocárdio ou revascularização miocárdica tardia) entre pessoas com idade de 75 anos ou mais , tratados com estatinas em longo prazo e por ,pelo menos, cinco anos consecutivos, entre 2011 e 2016.
Esse estudo incluiu 67.418 usuários de estatinas de longo prazo , sendo 27.463 em prevenção primária (pacientes que não sofreram evento cardiovascular ) com média de idade de 79 anos , sendo 69% mulheres e 39.955 em prevenção secundária (que já sofreram um evento
cardiovascular ) com média de idade de 80 anos , sendo 47% mulheres .
Leia Mais
Azeite realmente faz bem ao coração?Escore de cálcio como melhor indicador da necessidade do uso de estatinasCigarros eletrônicos aumentam o risco de doença cardiovascularNovo estudo mostra que qualquer quantidade de álcool faz mal ao coraçãoEstatinas no tratamento de doenças nos rinsAs melhores drogas para tratamento de pacientes com insuficiência cardíacaNo grupo de prevenção primária , a diferença na taxa foide 9 para cada 1.000 pessoas /anos ,correspondendo a um MACE (evento) de excesso para cada 112 pessoas que descontinuaram o tratamento por 1 ano.
Na grupo de prevenção secundária , a diferença na taxa foi de 13 para cada 1.000 pessoas/anos , correspondendo a um MACE (evento) de excesso para cada 77 pessoas que descontinuaram o tratamento por 1 ano.
Os autores concluiriam que, entre idosos que recebiam tratamento de longo prazo com estatinas , descontinuar o uso, associou-se com maior taxa de eventos ( MACE) ,seja em prevenção primária ou secundária .
Existe um controvérsia em que se deve parar de usar estatinas em pacientes idosos por perda do benefício . Pelos efeitos pleiotrópicos das estatinas que sabemos que vão além de apenas abaixar o colesterol no sangue ,esse estudo mostra que devemos usar as estatinas nos
pacientes idosos pensamento que vai de encontro ao de muitos colegas , corroborando minha experiencia em 35 anos de consultório com excelentes resultados em uso prolongado das estatinas nos pacientes idosos .
Referencia :Thompsom W,et al . Statin Discontinuation and cardiovascular Events Among Older People in Denmark . JAMA Netw,Open 2022 ;DOI 10.1001 jamanet workpen.2022.0010