Foi publicado no dia 19 de novembro, durante a sessão virtual da Associação Americana de Cardiologia (AHA) um estudo com uma nova droga, chamada de Omecamtiv Mecarbil, que promete reduzir a mortalidade e melhorar os sintomas em pacientes com insuficiencia cardíaca.
Leia Mais
Novas perspectivas no tratamento da doença aterosclerótica cardiovascularColchicina em pacientes com doença arterial coronária crônica As chances de se ter doença coronária e AVC em 10 anosEsse estudo foi realizado com 8232 pacientes, portadores de insuficiência cardíaca sintomática, com fração de ejeção reduzida, doença esta que tem um prognóstico muito ruim, e que, num prazo de 5 anos, mata 50% dos pacientes com esse diagnóstico.
Os pacientes foram alocados a receber a terapia padrão mais Omecamtiv ou terapia padrão mais placebo. O desfecho primário (objetivo do estudo) foi composto do primeiro evento de insuficiência cardíaca (hospitalização ou visita por piora da insuficiência cardíaca) ou morte cardiovascular.
Durante seguimento médio de 36 meses, o desfecho primário foi reduzido em 8% no grupo que tomou Omecamtiv, quando comparado com placebo. Já nesse grupo, quanto pior a fração de ejeção do ventrículo esquerdo, mais eventos ele apresentava.
Durante seguimento médio de 36 meses, o desfecho primário foi reduzido em 8% no grupo que tomou Omecamtiv, quando comparado com placebo. Já nesse grupo, quanto pior a fração de ejeção do ventrículo esquerdo, mais eventos ele apresentava.
Houve uma significante redução de sintomas até a semana 24, realizada pelo questionário que mede o escore de sintomas (KCCQ) no grupo tratado com Omecamtiv. Análise de dados vitais, exames laboratoriais, não mostraram alteração na função renal e nem no nível do potássio no sangue, alterações essas sempre vistas com uso de outras drogas. Importante assinalar que não houve queda na pressão arterial no grupo tratado com Omecamtiv. Isquemia miocárdica e arritmias ventriculares foram semelhantes nos dois grupos.
Finalizando, essa droga mostrou ser promissora, associada com tantas drogas novas incluídas recentemente nas diretrizes para o tratamento da insuficiência cardíaca. Bom lembrarmos que é uma nova droga e, quando for lançada, deve ser adicionada e não trocada por outra droga com efeito diferente na pirâmide de tratamento da insuficiência cardíaca.
Fonte: Teerlink JR,et al. Cardiac Miosin Activation with Omecamtiv Mecarbil, in Systolic Heart Failure.NEJM ,2020,DOI 10 .1056 NEJM2025797 .