Se já não bastasse termos que lidar com o joanete do grande dedo, o hálux, ainda temos algumas pessoas que apresentam o chamado joanete de sastre ou bunionete, que é uma protuberância fora do normal na parte lateral do quinto dedo do pé. Isso mesmo, existe joanete do grande e do pequeno dedo.
As características e causas são parecidas. Grande influência genética e dos calçados. Uma particularidade do bunionete é que ele também já foi chamado de joanete do alfaiate, pela posição do pé ao pressionar a máquina de alfaiataria, que colocava pressão no pequeno dedo, levando a uma inflamação da bursa local.
saiba mais
As duas formas de joanete podem acontecer juntas, em torno de 40% dos casos, e necessitam de tratamento concomitantemente.
Quando elas estão associadas, o pé fica mais largo, mais triangular e, consequentemente, mais deformado. Todos os sintomas são potencializados quando essa associação existe.
A prevenção para que não ocorra o bunionete está relacionada ao nosso estilo de vida, características dos calçados que usamos e atividades físicas que praticamos. Por exemplo, escaladores que usam sapatilhas apertadas têm mais predisposição, assim como o uso constante de scarpin.
O tratamento pode buscar alívio dos sintomas com troca de calçados e silicones, para proteger o atrito na área, ou correção cirúrgica, que hoje apresentam excelentes resultados e são realizadas de forma minimamente invasiva, com pequenos buraquinhos, permitindo uma reabilitação mais rápida e uma correção definitiva. Sempre é bom lembrar que, quando houver a combinação dos dois joanetes, deve-se corrigi-los simultaneamente.