O Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos (EVA) promove a campanha Setembro em Flor, com intuito de conscientizar acerca dos cânceres que acometem o aparelho reprodutor feminino (útero, ovário, endométrio), que acometem cerca de 30 mil brasileiras por ano.O EVA é um grupo multidisciplinar para ensino, pesquisa, extensão e relação institucional entre profissionais e grupos de Ginecologia Oncológica.
Os tumores ginecológicos envolvem muito mais do que o câncer de colo de útero, o terceiro mais frequente em mulheres. Estima-se que, em 2020, cerca de 16 mil novos casos de câncer de colo de útero foram diagnosticados no Brasil, assim como 6.650 novos casos para câncer de ovário e 6.540 novos casos para câncer de corpo de útero (ou endométrio) - não há estatísticas oficiais para os raros tumores de vulva e vagina. Ou seja, aproximadamente 13 a cada 100 mil mulheres brasileiras desenvolveram algum câncer ginecológico no ano passado.
Leia Mais
Terceira dose da vacina de COVID-19 para pacientes oncológicosDano renal no paciente oncológicoComo os tratamentos para o câncer afetam a saúde oral?A poluição atmosférica e o risco de câncer de pulmãoAlém disso, a vacina contra o HPV é uma das principais formas de prevenção do câncer de colo de útero. Ela está disponível no SUS para meninas de 9 a 14 anos, meninos de 11 a 14 anos e pacientes que convivem com HIV, câncer ou transplantados - indica-se até os 45 anos nas mulheres e 26 anos nos homens.
A campanha Setembro em Flor, do Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos (EVA), vem somar na busca pela prevenção e divulgação de informações sobre os cânceres que atingem a mulher.
No mês de conscientização do câncer ginecológico foi realizado, em 15/09/21, o primeiro workshop para pacientes do Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos EVA - Perspectivas das Pacientes sobre Tumores Femininos. No evento, foram abordados temas como qualidade de vida e bem-estar, autoestima e beleza, saúde física e mental e novidades no diagnóstico e tratamento dos tumores.
Para mais informações acerca desta campanha, acesse: https://eva.org.br/setembro-em-flor/