Como o microbioma intestinal pode influenciar no desenvolvimento do câncer

Anna Shvets/Pexels
(foto: Anna Shvets/Pexels)

Se você já teve febre, um corte purulento ou um caso particularmente desagradável de garganta inflamada, na maioria das vezes, seu médico fará com que você tome antibióticos por alguns dias. Uma vez que você melhora, você não pensa em nada, exceto seu intestino.

De acordo com um estudo apresentado em uma reunião da Sociedade Americana para Pesquisa de Ossos e Minerais, os pesquisadores descobriram que, para o melanoma - uma forma grave de câncer de pele que pode se espalhar para outros órgãos - tomar antibióticos de amplo espectro pode acelerar seu crescimento, uma vez que o uso altera o microbioma intestinal e consequentemente o sistema imunológico, particularmente dois tipos de células imunes chamadas células natural killer (NK) e células T auxiliares (Th1).

Essa pesquisa aponta para um crescente corpo de evidências de que agravar nossos problemas intestinais - seja por meio de antibióticos, outros medicamentos ou escolhas de estilo de vida, como dieta - não é benéfico para nossa saúde e bem-estar geral.

O sistema imunológico está constantemente vigiando o corpo não apenas em busca de patógenos na forma de vírus ou bactérias, mas qualquer coisa programada para causar danos, como o câncer. Uma classe de glóbulos brancos chamada células T pode atacar o câncer de frente ou organizando uma espécie de festa de caça (as células Th1 estão envolvidas no último).

As células NK também desempenham um papel importante por serem a primeira linha de defesa contra o desenvolvimento de tumores. Mas as células cancerosas têm um arsenal de manobras evasivas na manga, como usurpar células imunes e reprogramá-las ou se envolver em alguma camuflagem furtiva. Essas táticas dificultam a eliminação de um tumor sem ajuda externa, mas é aí que o microbioma intestinal pode contribuir.

Estudos mostram que o microbioma intestinal pode aumentar a eficácia dos tratamentos contra o câncer ou mitigar os efeitos colaterais graves da imunoterapia por meio de transplantes microbianos fecais. Por outro lado, quando o delicado equilíbrio ou homeostase de bactérias boas e ruins é desordenado - chamado disbiose - isso promove micróbios nocivos que estimulam o crescimento do câncer.

A pesquisa do microbioma intestinal ainda é um território relativamente inexplorado. Então, o que os pesquisadores da Emory University, que conduziram o novo estudo, queriam entender, era como esse vasto ecossistema microbiano influencia o crescimento do tumor nos ossos, algo que pode acontecer no melanoma agressivo, mama, próstata e muitos outros tipos de câncer.

Para fazer isso, Pal e seus colegas pegaram camundongos de 12 semanas e os fizeram beber um coquetel de água com antibióticos de amplo espectro (que incluía ampicilina, vancomicina, sulfato de neomicina e metronidazol) por duas semanas. Eles então injetaram células de melanoma - derivadas de camundongos e geneticamente modificadas com uma proteína bioluminescente (o que significa que o câncer se acende na imagem) - nos corações de alguns dos camundongos e nos ossos de outros. Antibióticos de amplo espectro foram novamente administrados por mais uma semana, totalizando três semanas.

Para confirmar que os efeitos que estavam vendo estavam estritamente associados ao microbioma intestinal e em nenhum outro lugar, os pesquisadores da Emory fizeram outro grupo de camundongos de 12 semanas beber água contendo dois antibióticos que funcionam localmente no intestino e não são absorvidos pelo resto do corpo - neomicina e bacitracina - por duas semanas antes de injetar melanoma em seus corações e ossos. Havia também um grupo de controle de camundongos que bebia água pura e sem antibióticos.

Os pesquisadores descobriram que, com o uso prolongado de antibióticos de amplo espectro, confundindo os microbiomas intestinais dos camundongos, o número de células NK e Th1 foi esgotado em comparação com os camundongos que não receberam antibióticos.

Pal e sua equipe viram que, nos camundongos sem antibióticos, houve um aumento no número de células NK e Th1 na medula óssea que não estavam presentes nos camundongos alimentados com antibióticos. Isso indicou que, em resposta ao melanoma se sentir em casa onde não é desejado, o microbioma intestinal estava recrutando e enviando células imunes para lutar na medula óssea. Os pesquisadores encontraram mais evidências para isso quando descobriram proteínas imunes conhecidas chamadas CXCL9 e CXCR3 sendo secretadas pelas células da medula óssea, aparentemente acenando para as células NK e Th1 virem aqui.

Essas descobertas são apenas a ponta do iceberg do sistema imunológico do microbioma. Há muito mais a descobrir antes de podermos dizer se o que é observado em camundongos será necessariamente o mesmo em humanos ou em outros tipos de câncer, sem mencionar se há outras células ou proteínas do sistema imunológico envolvidas. Um estudo clínico usando amostras de fezes humanas ou camundongos humanizados seria mais assertivo e já se encontra em enfiamento.

Os antibióticos de amplo espectro costumam ser a base do tratamento médico para muitos pacientes com câncer, já que terapias como radiação ou quimioterapia enfraquecem o sistema imunológico, tornando os pacientes mais suscetíveis e com alto risco de contrair infecções bacterianas e outras.

Quanto tempo um indivíduo precisa tomar antibióticos pode depender de seu tipo de câncer, diz Jonathan Peled, oncologista médico do Memorial Sloan Kettering Cancer Center, que não esteve envolvido no estudo.

Para o câncer facilmente tratado com cirurgia, os pacientes só precisam tomar antibióticos por um curto período, geralmente antes da cirurgia. A exposição média seria quando um paciente submetido à quimioterapia para câncer de mama ou de pulmão desenvolve febre e infecção devido à baixa contagem sanguínea; para tratar a infecção, os médicos usam antibióticos por uma semana.

Esses pacientes às vezes recebem semanas de antibióticos de amplo espectro, têm hospitalizações prolongadas por distúrbios nutricionais, e tudo isso é acompanhado por perturbações dramáticas da composição do microbioma que são essencialmente diferentes de qualquer perturbação do microbioma observada em qualquer ambiente em humanos.

Como você pode imaginar, então, se os antibióticos de amplo espectro correm o risco de causar câncer, não queremos que esses medicamentos que salvam vidas sejam parte do problema. Peled diz que nos últimos anos, com uma melhor compreensão do microbioma intestinal, os médicos vêm reavaliando quando os antibióticos devem ser usados %u200B%u200Be como minimizar os danos colaterais microbianos.

Essas descobertas aumentam o sentimento de que, na prática clínica, devemos sempre ser criteriosos no uso de antibióticos e usar os antibióticos mais direcionados que são apropriados para essa situação clínica pelo menor período de tempo. O fato de ser o uso prolongado de antibióticos que é preocupante precisa ser lembrado (esses medicamentos ainda são nossa melhor aposta contra bactérias patogênicas).

Nos últimos anos, estudos de um grupo de hospitais nos EUA e outro da Universidade de Umeå, na Suécia, examinando a associação entre antibióticos e câncer colorretal, descobriram que tomar os assassinos bacterianos por muito tempo (dois meses ou mais no estudo dos EUA, seis meses ou mais no estudo sueco) levou a um aumento do risco de câncer nas mulheres estudadas, provavelmente por disbiose intestinal.

O QUE VEM A SEGUIR

Embora esse estudo continue a sustentar a imensa promessa e potencial do microbioma, há um longo caminho pela frente antes de ir da bancada do laboratório para a clínica. Temos que realmente focar nos componentes que estão envolvidos na clínica desses pacientes com câncer, especialmente porque a metástase óssea geralmente é um evento tardio. Então, a questão é como todos esses tratamentos anteriores afetam o microbioma e como o tratamento atual os pacientes está afetando o microbioma, além de todo o estilo de vida usual e outros fatores.