De um tempo pra cá, notamos um desejo enorme das mulheres em ostentar lábios volumosos, como os das famosas Angelina Jolie, Kylie Jenner e Irina Shayk.
Para conquistar esse visual “bocão”, a medicina estética dispõe de procedimentos específicos para esta finalidade que, inclusive, evoluíram por conta desse aumento exacerbado de procura.
saiba mais
Cirurgias plásticas entre adolescentes crescem 140% em dez anos no Brasil
Lipo HD: procedimento que virou febre entre influencers e famosas
A questão ética por trás das fotos de antes e depois
Os desafios da Medicina e a importância dos profissionais qualificados
Depressão e autoestima: o que o Setembro Amarelo pode nos ensinar
Como sempre reforço, a segurança e a saúde dos pacientes devem estar em primeiro lugar, por isso, é importante analisar caso por caso para compreender os objetivos e evitar lábios grandes demais ou desproporcionais. Este não é o intuito de jeito nenhum.
O profissional adequado, cirurgião plástico ou dermatologista, são os médicos adequados para realizar esse procedimento, cabendo a eles analisarem, esclarecer os prós e contras, os benefícios, limitações e complicações possíveis de ocorrer.
Por causa disso, esses procedimentos não devem ser feitos a “toque de caixa”, devendo o paciente estar ciente das limitações e complicações para evitar pouco prováveis, mas possíveis complicações e frustrações relacionadas a falsas expectativas.
A partir dos 40 anos já existe perda de volume e maior flacidez dos tecidos, por isso, há muita procura do tratamento por mulheres nessa faixa etária. Essas alterações podem ser corrigidas com preenchimento com ácido hialurônico, gordura ou mesmo a cirurgia chamada de “lip lift” – retirada de uma faixa de pele logo abaixo do nariz que everte e levanta o lábio superior.
Não existe idade ideal para a procura e mulheres cada vez mais jovens se interessam pelo preenchimento labial. Nesse caso, elas querem maior volume, desejando aumento dos lábios, mesmo que já tenham um volume satisfatório. Neste momento, vale a ponderação, relacionado às intercorrências e falsas expectativas.
O ácido hialurônico dura cerca de oito a 12 meses, mas pode ser feito antes do término total do seu efeito, ou seja, se após 6 meses o paciente achar que o lábio perdeu o contorno ou o volume de que gostava, uma dose já pode ser feita novamente.
O preenchimento com gordura é permanente, mas pode ser repetido para se obter algum tipo de refinamento, como um maior volume, por exemplo. Nesse caso, é necessário aguardar três meses do primeiro procedimento para que o médico e o paciente avaliem a necessidade de mais uma sessão.
É um procedimento cirúrgico, portanto deve ser feito por cirurgião plástico e em um ambiente cirúrgico apropriado, não em consultório, ambiente não adequado para este fim.
É um procedimento cirúrgico, portanto deve ser feito por cirurgião plástico e em um ambiente cirúrgico apropriado, não em consultório, ambiente não adequado para este fim.