A prevenção de varizes é feita evitando as condições que causam a doença. A predisposição hereditária ou familiar não pode ser evitada, porém aquelas pessoas que apresentam uma tendência já familiar ao desenvolvimento das varizes devem ficar mais atentas com relação às medidas preventivas.
saiba mais
Os hábitos de vida saudáveis, como a prática de uma atividade esportiva, a alimentação saudável evitando o excesso de gorduras e de açúcares, o combate ao sobrepeso e ao sedentarismo são muito importantes na prevenção das varizes.
Sabe-se que o sedentarismo e o sobrepeso estão diretamente relacionados ao surgimento das varizes nas pernas. A atividade física regular, seja uma caminhada diária de 20 a 30 minutos ou a prática de um esporte, além de condicionar os músculos das pernas responsáveis pela drenagem do sangue, também contribui para controlar o peso e evitar a obesidade.
Além de ajudar na prevenção das varizes, a atividade física regular diminui o estresse, melhora o controle da pressão arterial, da glicose e do colesterol e também ajuda na prevenção da osteoporose. Como já dizia Hipócrates, o pai da Medicina, "caminhar é sempre o melhor remédio".
Para se combater o excesso de peso como causador de varizes, deve-se procurar uma alimentação mais saudável e balanceada, com mais frutas, verduras e legumes. Deve-se procurar comer menos e melhor. Quem não quer ter varizes deve procurar manter o peso em níveis próximos do normal.
O uso de pílulas anticoncepcionais também deve ser evitado na medida do possível pelas pacientes que apresentam uma tendência hereditária ao surgimento das varizes. Os hormônios das pílulas representam um risco a mais no surgimento das varizes e também aumentam o risco de tromboses e embolia pulmonar.
As meias elásticas de compressão são de fundamental importância na prevenção e também no tratamento das varizes. Pessoas que trabalham muito tempo em pé ou sentadas deveriam utilizar as meias de forma rotineira, pois as meias melhoram a drenagem venosa do sangue represado nas pernas, favorecendo a prevenção e a menor progressão das varizes já existentes.
O próprio tratamento das varizes já existentes também é uma forma de prevenção e progressão da doença. Nas próximas semanas, abordarei aspectos relacionados ao tratamento.
Boa leitura a todos.
E se você tem dúvidas, perguntas, mande pra mim pelo email lgbez@terra.com.br