Vou continuar o tema da semana passada, sobre as varizes em membros inferiores, abordando hoje suas causas.
As varizes são as veias dilatadas presentes nos membros inferiores logo abaixo da pele, podendo ser de calibre reduzido ( vasinhos ou teleangiectasias) ou aquelas veias de maior calibre.
saiba mais
Cigarro eletrônico: fogo amigo no tratamento do tabagismo
Saiba quais são os impactos da cirurgia plástica na autoestima
DIU é um dos métodos mais eficazes e seguros para quem não quer engravidar
Como prevenir o aparecimento das varizes em membros inferiores?
Sensação de peso e cansaço nas pernas: hora de procurar o Angiologista?
Um dos principais fatores envolvidos é a hereditariedade. Algumas pessoas possuem uma predisposição familiar para apresentarem fraqueza na parede das veias, levando então ao aparecimento de varizes. Aqueles que possuem uma história familiar positiva para o surgimento das varizes irão apresentar um maior risco para o desenvolvimento da doença.
Algumas profissões nas quais o tempo de permanência em pé é prolongado, como professores, balconistas e cabeleireiros também tem uma maior chance de desenvolvimento de varizes, pois a drenagem do sangue das pernas fica dificultado devido à força da gravidade trabalhando em direção contrária.
Ficar sentado também na mesma posição com as pernas para baixo também favorece o surgimento das varizes. Recomenda-se para essas pessoas movimentos com os pés e com as pernas que levem à contração da panturrilha ( “batata da perna”) a fim de que o sangue seja bombeado de volta ao coração e dificultando o surgimento dessas veias dilatadas.
Outros fatores associados ao surgimento de varizes também devem ser salientados, como a obesidade e o sedentarismo. Aqui também se deve ressaltar que os hábitos de vida saudáveis, como uma alimentação equilibrada, o combate ao sobrepeso e a prática de atividades físicas regulares são importantes maneiras de se prevenir o surgimento das varizes.
Durante o período de gravidez, o organismo da mulher sofre diversas alterações hormonais e também alterações ocasionadas pelo crescimento do útero. As veias ficam mais frágeis ( fracas) e o retorno do sangue dos membros também fica mais lento, acarretando também o surgimento de varizes.
O uso de anticoncepcionais orais também está associado ao surgimento de varizes. Não há uma regra bem definida. Algumas pessoas que usam os anticoncepcionais terão muitas varizes causadas por isso, outras usam por longos períodos e apresentarão somente pequenos vasinhos. Depende muito da associação com o fator familiar ou hereditário.
E os saltos altos? Causam varizes?
Boa pergunta... A resposta ficará para uma próxima coluna...
Boa leitura a todos.
E se você tem dúvidas, perguntas, mande pra lgbez@terra.com.br