No ano de 1928, meu avô, Boruch Musman, desembarcava no Brasil, vindo da Polônia, em busca de uma vida melhor para si e para sua família.
Leia Mais
Telemedicina torna o acesso à saúde mais fácil e democráticoMesmo com todas mudanças e avanços na medicina, foco dos profissionais ainda é a prevençãoConheça novidades tecnológicas que otimizam o campo da medicinaCigarro eletrônico: fogo amigo no tratamento do tabagismoQual é o segredo para uma longevidade saudávelSonambulismo: o preconceito, o estigma e os mitos da doençaPessoas com diabetes tipo 2 tem expectativa de vida menor que a média nacionalTratamento do câncer de mama tem avanços importantesFaço essa introdução não apenas para homenagear os imigrantes que ajudaram a construir nossa Belo Horizonte, mas para traçar um paralelo com as mudanças na medicina e no seu exercício.
Por muito tempo, todas as pessoas diagnosticadas com uma mesma doença eram tratadas de maneira semelhante, nem sempre obtendo os mesmos resultados. Certamente muita gente melhorou e se beneficiou com as inovações da medicina, mas um grupo significativo não.
"Nasce dessa revolução o conceito da medicina de precisão, que derruba a lógica do 'um modelo veste todos' e resgata uma medicina personalizada, que busca classificar as pessoas com uma mesma doença de acordo com sua assinatura biológica"
Vivemos uma era de rápida transformação no manejo das informações e isso tem impactado de forma intensa na medicina.
Mega-arquivos eletrônicos de prontuários médicos, inteligência artificial e máquinas que aprendem têm revolucionado nossa maneira de enxergar o ser humano e suas patologias.
Nasce dessa revolução o conceito da medicina de precisão que, a exemplo do que abordei no início deste artigo, derruba a lógica do “um modelo veste todos” e resgata uma medicina personalizada, que busca classificar as pessoas com uma mesma doença de acordo com sua assinatura biológica, através de marcadores e preditores genéticos em interação com os fatores ambientais com grandes consequências no resultado dos tratamentos.
A chamada Medicina P4 ganha vez com sua capacidade de Predizer, Prevenir, Personalizar e fazer o paciente Participar mais ativamente em todo processo desde o diagnóstico até a escolha das melhores opções terapêuticas.
Convido a todos para me acompanharem nas edições seguintes para conhecermos mais detalhadamente de que maneira esse novo modelo de entender a medicina irá impactar na pneumologia, medicina do sono e medicina do exercício, minhas áreas de atuação.
Eu sou Silvio Musman, médico e mestre em clínica médica.
silviomusman@yahoo.com.br