São Francisco - Cerca de 13 milhões de brasileiros sofrem com a diabetes no Brasil e mais da metade deles não sabe que é portador da doença. Os dados são da Sociedade Brasileira de Diabetes, que estima que para cada paciente diabético existam pelo menos três em risco. Com isso, o número de pré-diabéticos no país gira em torno de 40 milhões de pessoas e aproximadamente 25% delas se tornarão diabéticos em cinco anos.
saiba mais
Com o frenesi das selfies e a megaexposição nas redes sociais, procura por repaginada cresce
Doença da Lady Gaga pode acompanhar depressão
Dos 15 mil casos de meningite ocorridos em 2018, 3 mil resultaram em morte
Endocrinologia e a "magia" dos hormônios: afinal, o que é isso?
Semaglutida oral é segura para pacientes cardíacos
Ao todo, 24.2% pacientes do grupo que recebeu a vitamina D desenvolveu diabetes, contra 26.7% do grupo que tomou o placebo, diferença considerada estatisticamente insignificante pelos pesquisadores.
“Mesmo que vários estudos anteriores tenham apontado aumento de risco para diabetes 2 entre pessoas com baixas taxas de vitamina D, percebemos que aumentar a ingestão da vitamina não reduz o risco de diabetes. Nosso estudo não mostra um benefício estatístico significativo nesse sentido,” disse o coordenador da pesquisa, Anastassios G. Pittas, endocrinologista e co-diretor do Tufts Medical Center, em Boston (EUA). “Os resultados da nossa investigação confirmam a importância da realização de estudos clínicos para confirmar hipóteses levantadas por estudos observacionais e é um importante passo para a atualização das recomendações clínicas.”
* A editora viajou a convite da Novo Nordisk.