Pesquisa da USP simula possíveis causas da síndrome de Irlen, problema que afeta a visão

Distúrbio dificulta o processamento da informação visual

16/10/2017 07:00
Reprodução/Internet/Visão para o futuro
(foto: Reprodução/Internet/Visão para o futuro)

A síndrome de Irlen (SI), também caracterizada como estresse visual, é uma disfunção em que o cérebro tem dificuldades de processar a informação captada pelos olhos. Já abordada nesta série Outro olhar, a SI foi descrita há quase quatro décadas pela psicóloga educacional norte-americana Helen Irlen. Apesar de o índice de prevalência ser alto, podendo afetar até 14% da população em geral, ainda é pouco conhecida. Isso dificulta seu diagnóstico e impõe muitos obstáculos aos portadores, entre eles, milhares de crianças em fase escolar. A existência da síndrome provoca debates na comunidade médica e abre um leque imenso de possibilidades para os pesquisadores que buscam aprofundar seus conhecimentos sobre o sistema visual, com o objetivo de ampliar os recursos de diagnóstico e tratamento da disfunção. E é isso que a bioengenheira e pesquisadora Ana Isabel Guzmán está investigando em sua tese de doutorado pela Universidade de São Paulo (USP). “Como a síndrome de Irlen ainda tem pouca literatura, a primeira parte do meu doutorado está sendo de muito estudo.” Na sequência, Ana irá relacionar seus conhecimentos na engenharia de programação com aquilo que é fisiológico por meio de simulações computacionais e algoritmos.

Retina

Conhecendo as principais hipóteses sobre as causas da SI, podemos identificar algumas partes do sistema visual que são chave. Uma delas é a retina. A retina tem várias camadas, onde se encontram as células fotorreceptoras. Essas traduzem todos os componentes da imagem e nos ajudam a distinguir bordas e a intensidade do que vemos. Também na retina temos as células que conseguem transformar os diferentes comprimentos de onda, que tem a luz, em cores, nos permitindo ver formas e contrastes. Se a retina não está fazendo bem o seu trabalho, isso desencadeia um sinal ruidoso. É por isso que o correto funcionamento da retina é muito importante, para que o sinal de entrada no sistema visual de mais alto nível seja feito corretamente.

Movimentos oculares

Sabemos que a leitura é um processo dinâmico em que os olhos realizam movimentos para extrair as informações: os de fixação, com períodos com olhos estáveis, examinando uma pequena área do estímulo, e os sacádicos ou sacadas, movimentos rápidos, saltando de um ponto a outro. Durante a leitura fluente, sacadas movem os olhos para que a palavra possa ser centrada na retina de modo que seja processada de forma eficaz. No entanto, tanto o comprimento quanto a duração da fixação da sacada variam consideravelmente de palavra a palavra. A análise do padrão do movimento ocular ajuda a diferenciar leitores competentes daqueles com dificuldades de leitura.

Supressão sacádica

No começo da fixação, adquire-se a informação visual, e, a partir daí, dois sistemas neurais começam a trabalhar juntos: o parvocelular e o magnocelular. O parvo tem os detalhes para identificar as letras, e o magno tem a informação grossa da periferia do olho. E cabe ao magnocelular identificar e informar para o parvo a posição da próxima fixação. Para isso, o magno tem que ir mais rápido que o parvocelular, porque é ele que diz para o parvo para onde ele deve olhar. Durante o processo de leitura, os dois sistemas precisam estar muito afinados para que aconteça a supressão sacádica. O que vem a ser isso? No começo da fixação, o parvo vai registrando a informação ou imagem. Porém, na próxima fixação, a informação carregada deve ser apagada para dar espaço a uma nova fixação, uma nova informação ou imagem. Então os dois sistemas precisam funcionar em conjunto. Qualquer falha nessa comunicação pode prejudicar a visão ótima.

Simulação computacional

Para conseguir saber se alguma parte da retina está danificada e também para entender as possíveis causas das distorções visuais, simulações computacionais fazem parte da investigação. Pela simulação, é possível testar se as interações das células da retina estão gerando alguma distorção. Ela é feita mediante uma cena de filtros passa alta e passa baixa. Por exemplo, pode ser reproduzido com um filtro passa baixa esse comportamento das células horizontais da retina que pegam a informação das vizinhas e mandam uma nova informação visual para o cérebro. E por que simular isso? A luz que enxergamos, mesmo que pareça branca ou amarela, tem todas as tonalidades agrupadas no seu espectro. Cada um desses tons tem um comprimento de onda diferente, segundo uma escala de medição de luz. Então, se sabemos que a luz tem papel causador de estresse visual e que os filtros de cor ajudam a entender e a solucionar o problema, queremos explicar pela pesquisa o motivo de tal efeito. É isso que as simulações buscam. Pensando de forma mais prática, podemos analisar como é feito o tratamento das pessoas com elevada fadiga visual, a partir da utilização lâminas (overlays) ou filtros espectrais especiais com a cor necessária para o caso de cada paciente. “Esses filtros cortam um comprimento de onda específico que, por algum motivo estejam causando ruídos no Sistema Visual”, afirma Ana. Esse “cortar” significa inibir a visualização dessa tonalidade. Por exemplo, o filtro azul irá cortar os comprimentos de onda vermelhos. Já o vermelho vai bloquear os comprimentos de onda azuis. E como já dissemos, o que a pesquisadora da USP busca é entender por que isso ocorre. É esse o ponto-chave. Por que cortar aqueles comprimentos de onda ajuda? E por que eles podem afetar diferentes partes do Sistema Visual? “Então, quem conseguir descobrir como os filtros filtram tais comprimentos de onda e ajudam a eliminar os ruídos conseguirá provar qual é a causa da síndrome de Irlen.”

Próximos passos

Simular interações que ocorrem na retina permite ver se é possível que o mau funcionamento nas células fotorreceptoras possa ocasionar as distorções vistas na SI. Como a retina tem muitas funcionalidades, serão feitas várias simulações. Também é preciso continuar as simulações sobre as possíveis falhas na supressão sacádica e provar que é possível, sim, que o sistema magnocelular se atrase.

NÃO É NORMAL VER ASSIM

Valnice Gonçalves/Divulgação
Pesquisadora Ana Isabel Guzmán investiga as causas da síndrome (foto: Valnice Gonçalves/Divulgação)
A bioengenheira e pesquisadora Ana Isabel Guzmán conta que o interesse pelos estudos da síndrome de Irlen surgiu a partir do conhecimento de vários casos de pessoas que tiveram suas vidas transformadas após o diagnóstico. “A minha mãe é professora e, quando comecei a conhecer os sintomas da SI, eu falava com ela: ‘Mãe, você vê crianças fazendo isso? Preferem estar num cantinho mais escuro? Não gostam de ler?’ e ela começou a notar crianças colocando a mão sobre os olhos, sempre encolhidas e com uma postura muito torta em sala de aula” , diz. Segundo ela, hoje reconhece facilmente um portador da disfunção. “ Depois que você estuda e conhece mais sobre as características das pessoas que têm Irlen, é inevitável não reconhecer casos ao seu redor. Você logo vai percebendo aquela pessoa que prefere a tela do computador sempre mais escura.”

Ana Guzmán atribui a falta de conhecimento e debate sobre a existência da SI, apesar do alto índice de prevalência na população, à atual condição imposta às pessoas que têm SI em se limitar a viver em uma realidade só delas, em que acreditam que é normal ver o mundo daquela forma, por não terem outro parâmetro. E, dependendo da severidade do caso, mesmo a duras penas, até conseguem conviver com aquilo. “Se ela tiver a sorte de ter pais ou professores interessados que procurem entender o que está acontecendo e busquem por uma solução, terão a oportunidade de corrigir o déficit e evitar prejuízos provenientes dos distúrbios de aprendizagem causados pela síndrome de Irlen”, observa. Ela destaca que no Brasil há uma ampla rede de famílias e profissionais conectados por um “Mundo Irlen” que conseguem compartilhar depoimentos pós-diagnóstico com outras pessoas (#IrlenExisteSim). A especialista explica que a identificação da síndrome de Irlen é feita por profissionais da saúde e educação, devidamente capacitados por meio da aplicação de um protocolo padronizado, conhecido como Método Irlen. O Screening ou Teste de Rastreio detecta as distorções visuais e determina a cor das lâminas ou filtros espectrais que neutralizam tais dificuldades - que variam de pessoa para pessoa.