A obesidade é fator de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas e esse será o primeiro tema do projeto Campanhas de Saúde 2017 da Abrafarma (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias), promovido simultaneamente em milhares de farmácias de todo o país.
Entre hoje (31) até a próxima quinta-feira (6), quando é celebrado o Dia da Saúde e da Nutrição e o Dia Mundial da Atividade Física, respectivamente, profissionais checarão, gratuitamente, pressão arterial, circunferência abdominal, bioimpedância, avaliação do peso, altura e Índice de Massa Corpórea (IMC). Em Belo Horizonte, a ação também ocorre em 12 lojas da Drogaria Araújo, acompanhamento e orientações gratuitas para pessoas que desejam perder peso ou receber informações sobre hábitos de vida saudáveis.
Veja onde o atendimento está sendo feito em BH:
Orientações Gratuitas para combate à Obesidade
Atendimento farmacêutico:
Loja Centro – das 11h às 20h
Endereço – Rua Rio de Janeiro, 337 - Centro
Loja Centro – das 7h às 23h
Endereço – Rua Curitiba, 327 - Centro
Loja Barreiro – das 9h às 18h
Endereço – Av. Visconde de Ibituruna, 235 - Barreiro Baixo
Loja Savassi – das 7h às 22h
Endereço – Av. do Contorno, 6115 - Funcionários
Loja Alípio de Melo – das 12h às 21h
Endereço – Av. Abilio Machado, 1830 - Jardim Inconfidência
Loja Padre Eustáquio – das 12h às 21h
Endereço – R. Padre Eustáquio, 2208 - Padre Eustáquio
Loja São Pedro – das 10h às 19h
Endereço – Av. Nossa Senhora do Carmo, 1440 - São Pedro
Loja Ceasa – das 9h30 às 18h30
Endereço – Rod. BR 040, km 688, lojas 5 a 10 (Ceasa Shopping) - Guanabara - Contagem
Loja São Lucas – das 7h às 23h
Endereço – Praça Hugo Werneck, 450, Santa Efigênia
Loja São Bento – das 10h às 19h
Endereço – Rua Michel Jeha, nros. 20 e 22, São Bento
“O farmacêutico é o profissional de saúde mais próximo e acessível à população e esse atendimento vem como um esforço complementar na assistência à população, dentro do que compete às funções do farmacêutico. A obesidade aumenta o risco de várias doenças, como diabetes, infarto e problemas nas articulações, além de prejudicar a qualidade de vida. Por isso, é importante cultivar bons hábitos e evitar o ganho de peso”, afirma o farmacêutico Marco Machado, responsável projeto na Drogaria Araujo.
saiba mais
Quase 60% dos brasileiros com mais 18 anos estão acima do peso, o que representa 82 milhões de pessoas, segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), feita pelo Ministério da Saúde e pelo IBGE.
Até novembro, serão realizadas 13 campanhas que tratarão de temas como o uso racional de medicamentos, tabagismo, imunização, autocuidado, diabetes, hipertensão, entre outros. As ações integram um programa da Abrafarma (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias, que conta com a participação das 27 maiores redes de farmácias do país) que tem como foco o acompanhamento de doenças crônicas. Os serviços clínicos nas farmácias estão previstos pela lei federal número. 13.021, que amplia o papel dos farmacêuticos.