Dados da pesquisa “O impacto da rotina moderna na busca de uma vida saudável”, realizada pela Centrum com quase 1,2 mil pessoas, comprovam que o assunto ainda é pouco compreendido: 55% dos entrevistados não sabem se têm restrição alimentar, por exemplo, ao glúten ou à lactose. Por desconhecimento do seu próprio organismo, algumas pessoas cortam os nutrientes sem necessidade. Proteína presente em muitos cereais, como trigo, centeio e cevada, o glúten é importante para nutrição. “Retirar alimentos com a substância da dieta altera a microbiota intestinal, diminuindo o número de bactérias benéficas e, por isso, a absorção de vitaminas do complexo B, que desempenham papel importante no metabolismo celular. Os alimentos ricos em glúten ajudam também a controlar glicemia e triglicérides”, explica o especialista.
Segundo ele, menos de 1% da população mundial tem doença celíaca, reação alérgica que realmente impede o consumo de alimentos com a substância. Devido à sua gravidade, essa situação requer acompanhamento médico.
Por isso, Lancha Junior sugere moderação. Antes de tirar qualquer item de sua rotina alimentar, procure um bom profissional de nutrição ou um nutrólogo para ele ajudar a elaborar o que é melhor para você, dentro da sua dinâmica diária.
Verão e sua pele
Para entrar no verão com uma pele bonita e saudável, é importante que a hidratação continue fazendo parte da rotina e que a atenção com a proteção solar seja redobrada. Para evitar possíveis danos, é ideal que a preparação da pele comece antes da exposição intensa aos raios solares. Comece então pela esfoliação, que ajuda a remover células mortas e impurezas, estimulando a renovação da pele. Após essa etapa, a pele está pronta para receber e absorver melhor todos os componentes de um hidratante. “Hidratar a pele não só aumenta a proteção natural, mas também auxilia a descamação controlada (processo pelo qual a pele descarta as células mortas), deixando-a mais lisa, macia e viçosa”, explica Orietta Balbotin, gerente de marketing de Eucerin Brasil. Para uma hidratação ideal, é importante selecionar o produto de acordo com seu tipo de pele. O dermatologista é o médico adequado para ajudá-lo a escolher os produtos e como usá-los.
A terapeuta capilar Renata Fraga criou um tratamento que propõe um diagnóstico do couro cabeludo por meio de uma câmera de alta precisão, uma espécie de lupa que multiplica a imagem em até 250 vezes. Depois disso, ela identifica as necessidades de nutrição e reparo do bulbo capilar e inicia o tratamento, que, através de acompanhamento semanal, conta com aplicação de pente de alta frequência com ação bactericida, fungicida e cicatrizante, processos de peeling repetidos frequentemente e minuciosa higienização dos fios que recebem ainda óleos essenciais em sessões de massagem. O processo é finalizado com laserterapia para incentivar a estrutura do folículo piloso.
EMPATIA
No próximo sábado (26/11), a pedagoga Klênia de Carvalho, que tem certificação internacional do programa de enriquecimento instrumental (PEI), uma técnica de intervenção cognitiva focada no desenvolvimento do potencial de aprendizagem, pelo Feuerstein Institute, ministra o workshop “Empatia”. O objetivo é propiciar ao aluno a vivência e o exercício de técnicas que mudarão sua forma de perceber e de se relacionar com o outro. O evento será no Hotel Promenade Ianelli, das 8h30 às 18h. Mais informações e inscrições no site www.educacaoemocional.com ou pelo telefone (31) 98668-6123..