Acredita-se que essas pedras, em contato com a pele, têm o poder analgésico e anti-inflamatório. Em bebês, isso evitaria a dor de dentes começando a nascer, por exemplo. Aliás, são eles os que mais usam, mas adultos também podem se beneficiar, principalmente em casos de artrite, tendinite e reumatismo. Tais vantagens fazem mães e pais no mundo inteiro, como as modelos, a brasileira Gisele Bündchen e a australiana Miranda Kerr, colocarem o acessório em seus bebês.
Não existem estudos científicos que comprovem os benefícios da resina solidificada para o organismo humano, mas relatos na internet convencem muita gente. Mara Braga, representante da loja on-line Lithu Âmbar, que trabalha com as pedras importadas da Lituânia, explica que o ácido succínico presente no âmbar é um dos responsáveis pelos benefícios de usá-lo em contato com a pele.
Helena usa desde que tinha quatro meses de vida. Michelle descobriu o acessório quando engravidou e começou a pesquisar sobre gestação e cuidados com o bebê. Comentou com uma tia e soube que os três filhos dela, já adultos, também usaram. Foi essa tia quem presenteou a Helena com o colar. A peça, inclusive, veio com certificado, já que por aí se vende âmbar falso.
Michelle atribui às pedras a tranquilidade do processo de nascimento dos dentes da filha. Helena já tem seis e não sentiu dor. Não teve febre ou vivenciou qualquer incômodo. “Foi tão calmo, que só percebi que os dentes estavam nascendo quando já estavam para fora”, conta a mãe. “Eu conheço um bebê que teve até convulsão”, preocupa-se. Se a experiência boa que vive com Helena é por conta do âmbar ou não, Michelle prefere não colocar à prova e deixa a menina quase sempre com o colar.
Oficialmente, a Sociedade Brasileira de Pediatria não chega a descartar as vantagens da pedra para a saúde, mas não recomenda o uso do colar por causa do perigo de enforcamento.
Verdadeiro ou falso?
Teste do cheiro
- É preciso um olfato sensível, mas é o teste mais eficaz, pois o âmbar natural tem um cheiro específico, difícil de imitar. Após o aquecimento, o verdadeiro âmbar exala um cheiro delicado, de resinas de pinheiros. Você pode aquecer o âmbar legítimo esfregando-o bem forte nas mãos até atingir a temperatura certa para liberar o aroma. Ou aqueça uma agulha, até que se torne realmente quente. Em seguida, perfure com a agulha quente uma conta de âmbar. Você deve sentir o cheiro de resina de pinheiros se for verdadeiro.
Teste estático
- Você vai precisar de lã pura, um pedaço de papel ou cabelo. Esfregue o âmbar na lã por cerca de 10 segundos e coloque-o perto do papel ou do cabelo, que devem ser atraídos para o âmbar, por causa da estática.
Teste de água salgada
- Este teste não se aplica para joias de âmbar com fecho de metal ou outros adornos. Só é válido para as pedras soltas. Despeje oito colheres cheias de sal em 300 ml de água. Deixe o âmbar de molho na solução por alguns minutos e mexa de vez em quando. Âmbar real flutua, enquanto que a maioria das imitações de plástico não.
Teste com solventes
- Aplique algumas gotas de solvente (tíner, álcool isopropílico ou água rás) sobre a superfície de âmbar e deixe evaporar. Se houver alteração ou o fluido se tornar mel (cor dourada), não é âmbar. O legítimo âmbar báltico não se modifica nem dissolve.