saiba mais
O objetivo do vídeo, onde se vê figuras animadas de mulheres com seios em forma de círculo, é explicar como as mulheres podem se autoexaminar para detectar se têm nódulos suspeitos nos seios. Veja publicação no Twitter:
Åsa Eriksson (S) kallar upp Facebook till riksdagen för att stå till svars för att de plockade ner vår bröstskola https://t.co/DocxBjXDy6 pic.twitter.com/fH50B3garo
%u2014 Cancerfonden (@Cancerfonden) October 20, 2016
A Associação Sueca contra o Câncer, com sede em Estocolmo, disse que tentou em vão entrar em contato com o Facebook e decidiu recorrer da decisão de remover o vídeo.
O Facebook ainda não fez nenhum comentário sobre o caso.
"Achamos que é incompreensível e estranho que alguém possa perceber informação médica como ofensiva", disse à AFP Lena Biornstad, diretora de comunicações da Cancerfonden.
"Esta é uma informação que salva vidas, que é importante para nós", acrescentou.
Em setembro, o Facebook provocou uma onda de indignação ao apagar repetidamente da rede social uma foto histórica da Guerra do Vietnã, inclusive de um post da primeira-ministra da Noruega, Erna Solberg.
A empresa disse que a foto icônica de uma menina vietnamita nua fugindo de um bombardeio de napalm violava as suas regras de restrição de nudez, mas depois voltou atrás na decisão.