O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG) é considerado o maior centro transplantador do estado. Atualmente, realiza transplantes de fígado, coração, medula óssea, rim e córnea. Dados prévios de setembro de 2015 a setembro de 2016 mostram os transplantes que foram realizados nesse período: 21 de fígado, 21 de coração, 35 de medula óssea, 11 de rim e 106 de córnea.
O hospital do SUS coleciona histórias emocionantes nessa trajetória como a da professora Meire Monteiro de Castro, 44 anos, que depois de acordar de dez dias em coma, descobriu que carregava em seu corpo o fígado de outra pessoa.
Evento
A ‘Caminhantes’ reúne pacientes transplantados e em fila de espera, familiares, funcionários e equipes de saúde. Na ocasião haverá a prestação de vários serviços gratuitos à comunidade, como medição de pressão arterial e glicemia, orientações sobre nutrição e esclarecimentos sobre doação de órgãos. A programação também inclui a entrega de mudas de plantas doadas pelo Horto Florestal, para simbolizar o “renascimento”, palavra muito utilizada pelos transplantados; soltura de balões, representando a gratidão dos que receberam um órgão; além de apresentações artísticas com o grupo de percussão Árvore da Vida e a banda Asas de Minas da Aeronáutica, além de lazer para as crianças oferecido pelo SESC.
Nas redes sociais
O HC-UFMG lançou uma campanha no Facebook para incentivar o debate sobre a doação de órgãos e ajudar as pessoas a falarem sobre a vontade de ser um doador ou uma doadora. Para participar, basta acessar este link e trocar a foto de perfil do Facebook pela foto da campanha, seguindo o passo a passo. Ao finalizar, a imagem será atualizada automaticamente..