saiba mais
Pele de bebês exige cuidados especiais no inverno
Previna-se das doenças de pele no inverno
Vinagre é solução para a beleza dos cabelos, da pele e até para combater odores
Cientistas desenvolvem material que rejuvenesce a pele
Beleza asiática: cresce procura por cosméticos importados de outro canto do mundo
Os que têm a pele seca sofrem em dobro. Já aqueles de cútis oleosa sentem os efeitos, mas evitam o uso de hidratantes por temerem o aparecimento de acne. O dermatologista Ricardo Fenelon explica que a pele seca é uma característica genética. “A pele produz menos secreções hidratantes naturais. São elas que criam uma camada protetora na pele que chamamos de barreira, que impede a evaporação rápida da água das camadas mais profundas”, esclarece.
A chamada pele ressecada é outra coisa: trata-se de uma condição, que pode ser adquirida por pessoas de pele oleosa e mista. Nesse caso, fatores externos são os responsáveis pela diminuição ou o desaparecimento da barreira protetora, de modo que a epiderme não consegue absorver os nutrientes da água.
Seca ou ressecada, a pele precisa de cuidados, principalmente nesta época do ano. O sérum surge como alternativa ao hidratante. Muito mais leve, ele é ideal para pessoas de pele oleosa, com tendência a acne.
Dicas:
- Aumentar a ingestão de água para garantir que o corpo tenha reserva suficiente para abastecer a pele;
- Reduzir a frequência de banhos para um por dia;
- Restringir o uso do sabonete a axilas, região genital e pés;
- Evitar banhos quentes. A água muito quente remove a lubrificação natural da pele, facilitando o processo de evaporação;
- Usar produtos hidratantes: séruns, óleos ou cremes. De preferência, com filtro solar.