saiba mais
Esmalte comestível
A rede de restaurantes KFC, conhecida pela receita de frango frito, testou, este ano, em Hong Kong, esmaltes com sabor de... frango frito. A fórmula é feita com os ingredientes do molho, amido e goma vegetal, para garantir a fixação do esmalte. O efeito dura pouco — a cor só fica nos dedos por dois dias e o vidro de esmalte, que deve ser guardado na geladeira, tem validade de cinco dias. Quem testou afirma que tem gosto de molho, mas o frango passou muito longe e a aderência deixa muito a desejar.
Esmalte em spray
Uma das maiores novidades quando se fala em esmaltes é a aplicação em spray, que promete unhas perfeitas em poucos minutos e, o melhor, sem precisar de muitas habilidades com palito e acetona. A novidade demorou um pouquinho a chegar no Brasil, mas três marcas nacionais já contam com produtos no mercado. A primeira camada da aplicação do esmalte em spray deve ser de base para que o pigmento grude. É preciso aplicar direitinho, com cuidado, para garantir que o esmalte não saia na primeira lavada. Para finalizar, uma camada de top coat que deve ser usada com o mesmo carinho da base.
Unha de vidro
A moda foi criada pela blogueira coreana Eunkyung Park (@nail_unistella) e consiste em colar pedaços de papel-celofane nas unhas para imitar o efeito de um vitral. Para colar, a blogueira passou top coat em cima do esmalte normal e pressionou os pedaços de papel. Para finalizar, aplica-se outra camada de top coat.
Impressora para unhas
A empresa norte-americana Preemadona começa a vender em outubro a impressora Nailbot. A ideia é imprimir as imagens do seu celular nas unhas: basta pintá-las com um esmalte qualquer, escolher a foto e colocar o dedo no lugar certo. A geringonça deverá custar US$ 199.
Eu, repórter
Nas instruções, o esmalte em spray é simples. Passe uma camada de base, uma camada do spray, uma camada de top coat e a tinta que borrou os dedos deve sair debaixo d’água. A embalagem avisa que a distância entre o spray e a unha deve ser entre 10 e 15 centímetros. Borrifei muito de perto e o produto ficou grosso e cheio de bolhas em cima da minha unha. Lavei com água corrente e tentei novamente. Deu certo, e passei o top coat antes de lavar os excessos. Não sai tão fácil quanto parece — é preciso esfregar um pouco. Alguns relatos contam que é mais fácil tirar com lenços umedecidos ou demaquilantes. Só que, no dia seguinte, o esmalte começou a descascar. E não só nas pontinhas, no meio da unha também. Três dias depois, já estava completamente destruído. A experiência foi legal, mas acho que só serve mesmo para emergências, para uma festa de último minuto ou uma reunião em cima da hora.