A prática de esportes na infância e na adolescência traz diversos benefícios sociais, emocionais e físicos. Entretanto, pais, responsáveis, professores e treinadores precisam ficar atentos para evitar a ocorrência de lesões durante essas atividades. Pensando nisso, a organização não governamental Criança Segura lançou o manual Prevenção de lesões no esporte. Entre as dicas, estão:
- Desidratação: incentive a ingestão de água e realize pequenas pausas durante os treinos e jogos. Não espere a criança dizer que está com sede.
- Lesões por esforço repetitivo: realize aquecimento antes da prática esportiva. Isso aumenta a circulação do sangue nos músculos, tornando-os mais flexíveis e menos propensos a entorses.
- Trauma na cabeça (concussão): sempre use os equipamentos de proteção individual adequados para a atividade realizada (como capacetes, joelheiras e tornozeleiras).
- Afogamento: ensine flutuação para as crianças a partir dos 2 anos e o nado a partir dos 4 anos, com instrutores qualificados ou em escolas de natação especializadas.