saiba mais
Pesquisa confirma que zika vírus consegue atravessar a placenta
-
Opas afirma que zika está praticamente em toda a América Latina e Caribe
-
OMS faz alerta e pede que todos os países monitorem zika
Pesquisadores se debruçam sobre zika para confirmar relação com microcefalia
Brasil se transformou em disseminador do zika vírus pelas Américas
Segundo informações do Ministério da Saúde, Pernambuco continua a ser o estado com o maior número de casos suspeitos (1.306), o que representa 33% do total registrado em todo o País.
Em seguida, estão os estados Paraíba (665), Bahia (496), Ceará (216), Rio Grande do Norte (188), Sergipe (164), Alagoas (158), Mato Grosso (134) e Rio de Janeiro (122).
Até agora, de acordo com o MS, 49 mortes foram provocadas pela malformação. Do total de óbitos, cinco tiveram confirmadas a infecção por zika.
Segundo o novo informe epidemiológico do MS, Minas Gerais tem 54 casos notificados e um caso confirmado por zika vírus.
"Já identificamos a presença do vírus em praticamente todos os estados brasileiros. A participação da sociedade é fundamental para eliminar os criadouros do mosquito. Não deixar o mosquito nascer significa não deixar a curva da doença subir", afirmou em coletiva de imprensa o diretor da Divisão de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch.
Ainda na coletiva, o MS afirmou que investiu R$ 6 milhões para a aquisição de 500 mil testes para realizar o exame PCR para diagnóstico do zika vírus, o que ampliaria em 20 vezes a capacidade de exames nos laboratórios públicos.
A técnica PCR pesquisa diretamente no sangue do paciente a presença de material genético do vírus.