O diretor do Instituto Jacques Perissat e doutor em cirurgia mini invasiva pela Universidade de Bordeaux, na França, Marcelo de Paula Loureiro esclarece alguns mitos e verdades que podem ajudar a identificar se você está suando em razão do calor ou se está na hora de procurar um médico.
Só transpiramos no calor?
MITO : A função do suor é controlar a temperatura do corpo e isso acontece em qualquer estação do ano. Porém, transpirar muito sem fazer esforço físico ou em um ambiente frio pode ser indício de hiperidrose. E também pode ser sinal de diabetes ou menopausa.
Suamos até embaixo d’água?
VERDADE : Mesmo debaixo d’água o corpo produz suor, principalmente quando se pratica uma atividade física como a natação, mergulho esportivo ou hidroginástica.
Quem transpira cheira mal?
MITO : O que provoca mal cheiro nas axilas ou nos pés não é o suor, mas sim, a presença de bactérias e fungos em certas partes do corpo. No caso da hiperidrose, no entanto, é importante buscar ajuda de um especialista para avaliar qual a melhor forma de tratamento (clinica ou cirúrgica).
Cirurgia pode acabar com o suor?
VERDADE: Apenas se a transpiração for decorrente da hiperidrose. A simpatectomia lombar endoscópica, por exemplo, é uma técnica minimamente invasiva utilizada em casos de suor excessivo nos pés e a simpatectomia torácica, para tratar o suor em excesso das mãos e axilas.
Gravidez faz aumentar o suor?
VERDADE: O aumento de hormônios e do fluxo sanguíneo pode causar o excesso de suor, sintoma que tende a desaparecer com o final da gestação. Porém, se os sintomas persistirem é importante procurar um médico para afastar a possibilidade de hiperidrose.
Suar emagrece?
MITO : A transpiração não elimina gordura apenas água e sais minerais que devem ser repostos com a hidratação.