saiba mais
-
Ciência está perto de desenvolver vacina universal contra a gripe
-
Debate em torno da eficiência e da segurança das vacinas segue acirrado
-
Dizer não à imunização ameaça o bem-estar coletivo
-
Fundação elabora recomendações para aumentar vacinação de adultos e idosos
-
Calendário Nacional de Vacinação terá nova programação este ano
-
Pouca atenção à vacinação faz doenças como caxumba e coqueluche ressurgirem
A abertura da campanha contou com uma palestra e foi marcada principalmente pelo lançamento do site Família Sbim, que tem o objetivo de ser uma grande fonte de consulta sobre vacinação. O site apresenta todos os imunizantes aprovados para uso no Brasil e disponibiliza suas indicações, além de um glossário com os principais conceitos da área, esclarecimentos de perguntas frequentes e mitos que prejudicam a adesão a algumas vacinas.
A presidenta da Sbim, Isabella Ballalai, destaca a importância do acesso da população à informação e diz que, no site, todos poderão obter dados sobre doenças imunopreveníveis, como são transmitidas, seus sintomas e onde as vacinas estão disponíveis. "O site contém fonte de dados científicos do Brasil e de outros países, com aparência mais leve, compreensível para todos", disse Isabella.
Na página, internautas também poderão ler depoimentos de personalidades que passaram por problemas como febre amarela, poliomielite, sarampo e HPV e que destacam a importância da vacinação. Entre elas está o surfista Fábio Gouveia, que, em 2005, transmitiu sarampo a cinco pessoas após voltar de uma competição no exterior.
De acordo com Carla Domingues, coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, a campanha tem a parceria do ministério.
Para ela, a população brasileira não deve se acomodar pelo fato de algumas doenças terem sido erradicadas. Carla informa que o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza vacinas para doenças como febre amarela e poliomielite . "Hoje, o SUS disponibiliza 14 vacinas para a criança, 6 para o adolescente e 4 para o adulto. A ideia é fazer com que os brasileiros se tornem porta-vozes de resultados de campanhas como esta".
A campanha será veiculada entre 1º de outubro e 22 de dezembro.