Para as mãos:
» Use luvas de borracha sempre que for mexer com água ou produtos químicos, isso evita o ressecamento da pele
» Aplique com frequência hidratantes específicos para a região, garantindo a maciez e brilho da pele. Não se esqueça de hidratar também as cutículas. Isso facilita na hora da manicure
» Use filtro solar. Sempre! As mãos tendem a ser mais afetadas pelas manchas de idade e a exposição ao sol sem proteção pode agravar o problema
Para os pés:
» Seque bem os vãos entre os dedos após lavar os pés, isso evita micoses e mau cheiro
» Esfolie a região semanalmente e capriche na hidratação, com atenção especial aos calcanhares
» Aplique filtro solar, a região tem a pele fina, que queima fácil
saiba mais
Você sabe o que pode desencadear a unha encravada? Veja as dicas
Sete dicas para deixar as unhas lindas a semana inteira
Unhas: estudo mostra que pouca gente conhece ou dá a necessária atenção à onicomicose
Mãos requerem cuidados especiais para prevenir e tratar seu envelhecimento
Sete dicas para cuidar bem da saúde dos pés
Dexpantenol é uma fórmula muito usada para assaduras de bebês e como cicatrizante de tatuagens, mas o que pouca gente sabe é que ele tem um grande efeito de hidratação e regeneração. Pode ser encontrado tanto em forma de pomada quanto em forma líquida, tem um custo baixo, e em qualquer farmácia é possível comprá-lo. A pró-vitamina B5, componente ativo do dexpantenol, permite a ação regeneradora e hidratante. Para os cabelos, é muito indicado, pois ajuda na hidratação dos fios, podendo, dessa forma, ser aplicado diretamente no cabelo ou misturado no shampoo ou condicionador. Nos lábios, o dexpantenol pode substituir a famosa manteiga de cacau para evitar o ressecamento. Nas unhas, ajuda no fortalecimento e ainda evita que elas fiquem escamando. A pomada é utilizada até para evitar estrias durante a gravidez, pois tem glicerina e centelha asiática na fórmula. Esses dois componentes ajudam na hidratação e na elasticidade da pele. Para o corpo, é recomendado misturar uma pequena quantidade no hidratante corporal ou aplicá-lo diretamente no corpo.
Elimine os pontinhos pretos
Cravos, aqueles pontinhos pretos que aparecem principalmente na região do nariz de quem tem a pele oleosa, podem desaparecer com a simples aplicação de uma cera caseira. Geralmente, os cravos aparecem quando os poros estão obstruídos por impurezas e vão se acumulando no rosto, fazendo com que a oleosidade da pele se solidifique, criando, assim, o pontinho preto. Não oferecem risco nenhum à saúde, mas dão um aspecto de sujeira. Em vez de tentar espremer com unhas e dedos, é aconselhável o uso de cera para evitar que a pele se machuque. Para fazer uma cera caseira bem simples e deixar a pele bem lisinha, é fácil: misture em um recipiente uma colher de sopa de gelatina em pó sem sabor e a mesma medida de leite. Depois que a mistura ficar com consistência pastosa, é só aplicar na pele com um pincel, deixar secar e puxar. Pronto! Todos os cravos saíram e a pele vai ficar lisinha e bonita sem os pontinhos pretos.
Ação esfoliante
Quem nunca tomou banho com bucha vegetal? É um hábito bem antigo e um pouco polêmico. Muitos condenam o uso, muitos aprovam e usam bastante. A verdade é que a bucha vegetal não causa dano nenhum a pele. Pelo contrário. A bucha é um esfoliante natural e ajuda a eliminar as células mortas do corpo, potencializando o feito do hidratante após o banho e não deixando que os pelos encravados encontrem lugar para aparecer. Outro benefício da bucha vegetal é ativar a circulação sanguínea, o que ajuda a evitar o aparecimento das celulites e estrias. Mas não é bom abusar. O uso contínuo da bucha pode favorecer o ressecamento da pele e até machucá-la, já que tem ação esfoliante.