Leia Mais
OMS pede mais impostos sobre o tabaco para reduzir mortesDependência química e psicológica: especialistas alertam para danos emocionais que vício em tabaco pode trazerSemente popular na Ásia é a nova aposta da ciência contra o tabagismoPesquisa mostra que crianças expostas ao tabaco podem ser mais agressivas ou medrosasKamran Siddiqi, professor de epidemiologia e saúde pública do Departamento de Ciências da Saúde da universidade inglesa e um dos integrantes do estudo, acredita, inclusive, que os números estejam aquém da realidade. “É possível que sejam subestimados. Estudos futuros poderão revelar que o impacto é ainda maior. Precisamos de um esforço global para tentar resolver e controlar o tabaco sem fumaça”, defende.
O Sudeste Asiático é a região que concentra a maior parte das vítimas, diz Kamran Siddiqi, especialmente na Índia, que responde por 74% da carga global do problema. “O tabaco sem fumaça é usado por quase um quarto dos usuários de tabaco e a maioria deles vive no sudeste asiático, mas há comunidades no leste de Londres, Leicester, Birmingham, Leeds, Bradford e Birmingham (todas cidades do Reino Unido), que usam também”, complementa Siddiqi.
No Brasil, há o hábito de mascar o fumo de rolo. O de inalar o tabaco, o famoso rapé, foi mais forte até o início do século 20. Hoje, ainda é difundido na Região Norte do país, principalmente por conta da prática existir entre indígenas antes mesmo da chegada dos colonizadores.
Para reduzir o impacto desse tipo de tabagismo, a equipe de pesquisadores, que contou com estudiosos da Universidade de Edimburgo e do Imperial College, defende que os governos e os organismos de saúde pública considerem a incorporação do regulamento de tabaco sem fumaça nos quadros políticos. “Não temos nenhuma política internacional sobre como regular a produção, a composição, a venda, a rotulagem, a embalagem e a comercialização do tabaco sem fumaça. O quadro internacional não parece trabalhar para controlar esse produto, que não recebe o mesmo regulamento que os cigarros”, compara Siddiqi.