Leia Mais
Agressões físicas a mulheres são mais cometidas por pessoas conhecidas Pesquisa revela que 77% das mulheres no Brasil já foram vítimas de assédio sexual Acredite: existem mais 'Johns' que mulheres em diretorias de grandes empresas nos EUAMachismo e falta de equidade são alguns dos desafios que as mulheres enfrentam na vida acadêmicaNo ano passado, apenas 28,1% das personagens eram femininas, e três quartos delas pareciam ter menos de 40 anos. Quando personagens femininas apareciam, elas tinham mais tendência que os masculinos a serem mostradas como secundárias e "em um relacionamento romântico sério".
Além disso, apenas 28 mulheres trabalharam como diretoras nesses 700 filmes. Três eram negras e uma asiática. Nos top 100 filmes de 2014, dois deles eram dirigidos por mulheres.
Em quesitos raciais e étnicos, o estudo descobriu que 5,8% dos diretores entre 2007 e 2014 eram negros ou afro-americanos e 2,5% asiáticos. Dezessete dos top 100 filmes em 2014 não tinham nenhuma personagem negra com fala e mais de 40 não tinham nenhuma asiática.
"Depois de sete anos e 700 filmes, está claro que o ativismo ainda é necessário. Reformular as solicitações feitas aos escritores e aos responsáveis pode ser um caminho a seguir", completou a pesquisa.
O estudo - publicado no site www.annenberg.usc.edu - inclui os 100 filmes de maior sucesso em cada ano entre 2007 e 2014, exceto 2011 porque "outro estudo já examinou esse ano", revelou por e-mail uma das autoras, Katherine Pieper, à AFP.