saiba mais
-
Gatos vencem preconceitos e mostram sua capacidade de salvar vidas
-
Conheça histórias de pessoas que tiveram suas vidas transformadas pelos gatos
-
Gatos e cães não são inimigos naturais; convivência depende dos hábitos adotados pelos donos
-
Cães podem ser vítimas de verme que compromete os órgãos vitais
-
Gatos têm grande propensão a desenvolver doenças renais
-
Amor mais que especial: adotar pets deficientes exige muito carinho
-
Gatos têm paladar exigente; entenda
-
Sobrepeso de cães e gatos pode ser problema hormonal
-
Veja quais são os cuidados necessários na hora de dividir a cama com o pet
-
Veja quais são os benefícios da castração
-
Cães rejeitam pessoas que são hostis com seus donos
Os habitantes da Região Sul são os que mais criam cachorros no país, com 58,6% dos domicílios tendo ao menos um animal. Já o Nordeste tem o menor percentual (36,5%). Paraná é o estado que lidera o ranking de domicílios com cachorros (60,1%).
Menos presentes no país, os gatos estão em 17,7% das residências, ou 11,5 milhões. A densidade populacional é semelhante à dos cachorros, de 1,9 gato por domicílio que possui o animal.
Na Região Nordeste, que é a que mais possui gatos, 23,6% das residências abrigam ao menos um animal. No Sul, 19% dos lares criam gatos e o Sudeste tem a menor proporção, 13,5%.
O Piauí é o estado que mais possui gatos, com 34,2% dos lares abrigando ao menos um animal e o Distrito Federal é o que tem menos, registrando apenas 6,9% de domicílios abrigando um gato.
Segundo a pesquisa, 75,4% dos donos de gato ou cachorro vacinaram todos os animais que possuíam nos doze meses anteriores ao questionário. No Sudeste, o percentual chega a 84,3%, e no Norte, cai para 67,1%. A vacinação completa foi realizada em 79,7% dos lares em área urbana e em 58,2% dos localizados em áreas rurais.