O problema é que só o movimento não basta. Além de se exercitar, é preciso fazê-lo da maneira correta. “Os exercícios que protegem e fortalecem a coluna são específicos. Isso significa que o profisisonal que vai aplicá-los deve ter domínio sobre o tema”, orienta Montenegro, que é presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna e do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral. Ele ensina que a forma correta de se fazer um exercício físico é manter uma boa postura, já que o simples fato de obedecer à curvatura natural do corpo provavelmente elimina inúmeras agressões à coluna vertebral. O segredo, segundo o fisioterapeuta, é trabalhar os músculos multífidos.
Leia Mais
Veja dicas para passar o fim de ano sem dor nas costasInvenção promete melhorar a postura e prevenir dor nas costasDores nas costas são principal causa de incapacidade no mundoA dor nas costas é responsável por cerca de 160 mil afastamentos anuais no Brasil: como prevenir?Quiropraxia alivia dores na coluna Exercícios que podem ser feitos em casa ajudam a combater dor na coluna de quem passa muito tempo sentadoResfriado e gripe são responsáveis pelo maior número de afastamento do trabalhoIsso significa que não se deve esticar a coluna, como se a pessoa estivesse olhando o mundo com muito orgulho ou, ao contrário, como se estivesse sempre cabisbaixa. Quando a postura sai dos padrões, a coluna vertebral é comprimida, por isso é necessério manter a linha gravitacional. Dessa maneira, é possível estar em equilíbrio sem sentir dores ou aquela sensação de costas queimando, situações que ocorrem quando os músculos externos passam a trabalhar no lugar dos internos. No caso de sentir dor nas costas, Montenegro recomenda procurar um médico imediatamente. “Depois do primeiro episódio de dor na coluna, a musculatura profunda tende a se atrofiar. Se, por exemplo, o motivo da dor for intervertebral, as complicações funcionam como uma dor de dentes, onde tudo começa com uma cárie, mas, sem o cuidado adequado, corre-se o risco de uma intervenção maior. “Se a dor na coluna for mais leve, muitas vezes, somente o fato de começar a fazer exercício físico poderá acabar com ela”, observa.
Congresso em BH
Começa hoje, no Expominas, em Belo Horizonte, a 15ª edição do Congresso Brasileiro de Coluna. Até terça-feira, 26 palestrantes internacionais participarão de debates, mesas-redondas e simpósios. Quatro temáticas especiais nortearão os debates: deformidades em adultos, coluna cervical degenerativa, traumas da coluna toracolombar e avanços da cirurgia minimamente invasiva. Segundo o presidente do congresso, o ortopedista mineiro Cristiano Menezes, o conhecimento e a evolução tecnológica garantiram novos e melhores tratamentos. “A capital mineira estará no foco dos especialistas em coluna em decorrência dessa completa grade científica com especialistas conceituados mundialmente, destacando-se como uma oportunidade ímpar para uma qualificação de alto nível”, avalia o presidente.