saiba mais
-
Quase metade dos usuários de álcool começou a beber com menos de 18 anos
-
Veja como os hábitos alimentares e de vida dos mineiros diferem do resto do país
-
Brasileiro come poucas hortaliças e frutas, aponta IBGE
-
Apenas 1/4 da população brasileira pratica exercícios com regularidade
-
Quase 40% dos brasileiros apresentaram pelo menos uma doença crônica em 2013
-
Suor é o melhor remédio para cinco importantes doenças crônicas
-
Aplicativos para ajudar a manter a forma estão na moda, mas é preciso ter cuidado
-
Pós-treino é fundamental na conquista da qualidade de vida
-
Veja dicas para não perder o pique e abandonar o treino até o carnaval
Segundo o levantamento, o percentual de pessoas que praticam atividades físicas no lazer vai diminuindo de acordo com a faixa etária. De 18 a 24 anos, a proporção é 35,3%. As taxas vão caindo para 25,5% (de 25 a 39 anos), 18,3% (de 40 a 59 anos) e 13,6% (de 60 anos ou mais).
“Sabemos que o sedentarismo está associado a uma série de doenças e precisa ser encarado como um problema de saúde pública. Por isso, é fundamental o desenvolvimento de atividades físicas desde a idade escolar", afirmou o ministro da Saúde, Arthur Chioro.
Segundo Chioro, manter práticas físicas diárias e saudáveis é um desafio de vida para cada brasileiro e requer uma cultura. "Isso vem melhorando, mas, à medida em que se vai envelhecendo, fica o desafio de ampliar a capacidade de desenvolver atividades físicas diárias.”
A pesquisa também mostrou que 28,9% dos brasileiros assistem à televisão pelo menos por três horas todos os dias. “Cada pessoa pode encontrar uma atividade física que seja mais adequada à sua idade, ao seu gosto. É possível fazer isso. Caminhar mais, descer mais as escadas e ficar menos tempo em frente à televisão porque isso faz muito bem à saúde”, recomendou o ministro.