saiba mais
-
Sexo e gravidez: por que esse assunto ainda é tabu? Veja mitos e verdades
-
Orgasmo aumenta chance de engravidar? Saúde Plena desvenda 11 mitos sobre sexo e reprodução
-
Homens e mulheres que traem comparam sexo dentro e fora do casamento
-
Sem medo de polêmica, pesquisador tenta decifrar relação entre sexo e religião
-
Equipamentos modernos e novos cosméticos garantem tratamentos mais seguros para pele e para o corpo
-
Veja dicas para solucionar os cinco problemas de pele que mais incomodam
“Eu sempre digo que existe um tripé para a saúde da pele: boa alimentação, bom sono e bom sexo”, garante. Segundo a especialista, esses benefícios começam a aparecer desde o início. A excitação decorrente dos estímulos que precedem o sexo faz com que o sangue circule com mais intensidade em todo o corpo. “E a sudorese vai limpar as impurezas.”
O sexo está ligado ao aumento nas taxas de estrogênio, hormônio responsável pela textura e pela vitalidade da pele feminina. Com isso, há também um aumento na produção de colágeno, que deixa a tez mais firme. “Isso ajuda a tonificar a pele”, garante. A médica afirma ainda que as relações sexuais aumentam a produção de ocitocina, hormônio que facilita o orgasmo — chegar ao clímax faz com que as vantagens iniciais, como a maior circulação do sangue, fiquem mais evidentes.
O ginecologista Antônio Jorge Salomão, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e membro da Associação Médica Brasileira (AMB), frisa que o sexo com prazer e emoção traz, sim, um viço que pode ser visto na pele. “Afinal, todo o corpo está feliz e relaxado.” Ele entende as relações sexuais como multifatoriais. Por isso, elas devem ser encaradas dentro do contexto no qual a pessoa se encontra.“O sexo hoje não tem como fim apenas a reprodução. É preciso que a pessoa exponha suas emoções, prazeres e sexualidade no momento para que o prazer traga mais proveitos.” Ou seja, é preciso estar bem consigo mesmo para que o ato seja completamente aproveitado: na pele e na memória.
Cristina Salaro explica que cada um, claro, sabe o quanto precisa de sexo, mas ressalta que aqueles que o praticam pelo menos duas vezes por semana já sentem a diferença no rosto. A menopausa faz com que as mulheres tenham uma diminuição na produção do estrogênio, bem como uma queda na libido. Para elas, a dermatologista sugere, além da manutenção da atividade sexual, a reposição hormonal, o que vai ajudar a manter o viço. Não importa a idade, o sexo sempre rende elogios à pele.
Vantagens do sexo para a pele
- Ativa a circulação
- Favorece a sudorese, o que limpa os poros
- Aumenta a produção de estrogênio, responsável pela vitalidade da pele
- Estimula a produção de colágeno, substância que deixa a epiderme mais firme
- Aumenta a produção de ocitocina, o “hormônio do amor”