saiba mais
-
Método Mckenzie promove tratamento individualizado e rápido para dores na coluna
-
Coluna: escolha do colchão deve ser criteriosa
-
Projeto pretende transformar BH em referência para tratamento da coluna
-
Chiropatia promete solucionar 98% das dores de coluna
-
Exercícios que podem ser feitos em casa ajudam a combater dor na coluna de quem passa muito tempo sentado
-
Técnica minimamente invasiva é o que há de mais moderno para tratar a coluna
-
Série de exercícios do RPG evita e alivia diversos tipos de dores; saiba mais sobre a técnica
-
Pós-treino é fundamental na conquista da qualidade de vida
-
Veja dicas para passar o fim de ano sem dor nas costas
-
Mulheres devem ficar atentas ao ciclo hormonal na hora de optar pela atividade física ideal
Com o passar dos anos, a coluna é submetida a uma série de posturas erradas e que podem ter consequências sérias. Se o problema não for resolvido, podem se tornar crônicas e intensas, a ponto de evoluírem para distúrbios mais sérios da coluna. Em alguns casos, é necessária uma cirurgia. No caso da “formação de barriga”, pode acontecer porque as pessoas jogam o corpo para a frente, e a lombar fica bem retraída. “Isso não significa que seja um percentual de gordura, e sim, um problema causado pela postura ruim”, explica o personal trainer Alisson Ferreira. Segundo o profissional, para esses casos, é fundamental atividades abdominais.
Para uma reeducação postural, os exercícios devem ajudar e trabalhar a parte da coluna e, principalmente, promover uma mudança na rotina durante o dia. É importante ressaltar que uma postura ruim, na maioria das vezes, está relacionada com o sedentarismo. O alongamento pode ser muito bom para relaxar os músculos. Já abdominal e exercícios que possam trabalhar a coluna, o glúteo e os músculos que estão apoiando a coluna vertebral também são indicados.
Para a professora de educação física e presidente do Conselho Federal de Educação Física, Cristina Calegaro, o primeiro passo para uma boa postura é uma conscientização do corpo. “Quando você está torto em uma cadeira, por exemplo, deve ter imediatamente a iniciativa de consertar a coluna. Quando você analisa sua postura o tempo inteiro, começa a se tornar um processo natural e, consequentemente, evita problemas nas costas e na saúde articular”, explica Calegaro. Ainda segundo ela, fazer alongamento e ginástica laboral diariamente vai melhorar muito a postura. Com a musculatura relaxada, é possível evitar dores e aumentar a mobilidade, pois a compressão entre as vértebras é reduzida. Músculos mais alongados podem, por exemplo, prevenir uma futura hérnia de disco.
Pessoas com escoliose (coluna em forma de S) devem fazer atividade física para amenizar o problema. Primeiramente, precisam procurar um médico para entender qual o grau em que a doença se encontra. Depois, buscar um profissional de educação física para avaliação e indicação dos melhores exercícios. É importante lembrar que, independentemente do estado físico, todos precisam de autorização médica e avaliação de um profissional antes de praticar qualquer exercício. Não realizar as atividades corretamente pode ocasionar dores fortes e agravar problemas de coluna.
Posição correta
- Para andar:
- Sentado:
- Para dormir:
Doenças mais comuns da coluna
- Hérnia de disco
- Osteofitose (famoso Bico de papagaio)
- Protusão discal
- Escoliose
- Lordose
Exercícios mais indicados
- Pilates
- Ioga
- Abdominais
- Dança
- Natação
- Balé
- Musculação
- Equitação
- Exercícios com elástico