saiba mais
Após a lesão de tecidos, entram em ação as células-tronco mesenquimais. Essa é uma população rara de estruturas multipotentes encontradas principalmente na medula óssea e capazes de se transformar em diversas linhagens, como os condrócitos (que formam a cartilagem), os osteócitos (que dão origem aos ossos), os adipócitos (que formam as gorduras) e os tenócitos (que originam os tendões). O destino e a expressão genética delas dependem dos sinais que recebem do ambiente.
Um dos aspectos difíceis do tratamento de doentes com ossificação heterotópica está em antecipar onde e quando o problema vai acontecer, já que o osso extra pode surgir em lugares longe da lesão. Por isso, acredita-se que essa reação inesperada se dá quando as células mesenquimais recebem a informação errada.
O trabalho liderado por Jonathan Peterson foi publicado na edição de hoje da revista Science Translational Medicine e demonstra, em camundongos, que o uso da droga anti-inflamatória apirase pode diminuir a formação do osso extra. Peterson e a equipe liderada por ele analisaram amostras de tecido de pacientes com queimaduras e realizaram experimentos em animais modificados para ter a doença.
Os resultados mostram que a aplicação da apirase na superfície do osso anormal por meio da pele pode reprimir a ossificação heterotópica. “Além disso, mesmo que a apirase apenas seja aplicada no local da lesão, o tratamento reduz a formação óssea anormal em todo o corpo”, garante Peterson. Para os cientistas, uma melhor compreensão do momento em que a terapia deve ser aplicada e em qual parte do corpo deverá levar ao desenvolvimento de tratamentos para prevenir o crescimento inesperados de ossos em pacientes de risco.
Origem animal
A substância conhecida como apirase é uma enzima anticoagulante encontrada na glândula salivar de insetos hematófagos, que se alimentam de sangue. Nesses animais, ela tem a função de impedir a agregação plaquetária e proporcionar a vasodilatação na hora da picada. Dessa forma, é obtida hemorragia local, proporcionando uma maior rapidez na sucção do sangue pelo bicho. Bastante estudo por cientistas, esse efeito resultou em uma substância anti-inflamatória para seres humanos.