saiba mais
Gigantes dos refrigerantes prometem reduzir calorias para combater obesidade
Novo hit das academias é condicionar e gastar calorias em tempo recorde
Quatro fatias de pão ou 41 gramas de chocolate? Veja diferença de volume em 200 calorias
Cada vez mais procuradas, as atividades intensas podem queimar calorias de forma rápida
Conheça 15 maneiras de queimar 300 calorias
Apesar dos benefícios, como o auxílio no emagrecimento e a melhora das funções intestinal e digestiva, há alguns fatores a serem observados. Ser considerado como caloria negativa não quer dizer que pode ser consumido em excesso. Primeiro, porque qualquer exagero é prejudicial à saúde. Segundo, porque abusar de um só grupo alimentar é perigoso. Terceiro, tais alimentos devem equilibrar as refeições e não substituí-las. “Em excesso, podem perder a característica de caloria negativa”, explica a nutricionista Janayna Diniz. “É importante ressaltar que toda reeducação alimentar deve ser equilibrada e acompanhada de um profissional. Nosso organismo necessita de todos os nutrientes, carboidratos, proteínas e lipídios. O equilíbrio é necessário para manter o corpo sempre funcionando em ordem.”
Consumir frutas em excesso, por exemplo, pode trazer resultados diferentes do esperado. O teor de açúcar da fruta tende a aumentar o índice glicêmico, usado pelo corpo para medir a velocidade da insulina. Quanto maior o índice glicêmico do alimento, maior a quantidade de insulina produzida para que a refeição seja metabolizada. Alguns produtos contêm essa taxa glicêmica muito alta e viram açúcar rapidamente. Os índices de glicemia no sangue ficam elevados e, provavelmente, a pessoa terá ganho de peso e poderá ficar mais propensa a diabetes.
O advogado Érico Albert, 47 anos, mudou a rotina e os hábitos por meio de uma dieta rica em alimentos com calorias negativas, sem negligenciar aqueles que fornecem energia ao organismo. Só frutas e hortaliças não seriam suficientes para suportar a carga de exercício e as necessidades do organismo. Logo, ele sentiria fraqueza. “Adiciono carboidrato nas quantidades mínimas, pois essa dieta acelera bem o metabolismo do paciente, preparando-o para iniciar a dieta de perda de peso”, explica a nutricionista Janayna Diniz.
Diabético, Érico não usa insulina e controla a doença apenas com uma dieta regrada e exercícios físicos. “Eu não tomava insulina e não me importava com a doença. Um dia, não senti mais o braço quando acordei. Era o início de uma sequela. O médico me orientou a fazer uma reeducação alimentar”, conta o advogado. Além do controle da doença, o advogado afirma que perdeu muito peso. “Passei de 110kg para 80kg”, conta. “Ele é um paciente bem atípico. Segue rigorosamente a dieta, faz todos os exercícios físicos, monitora a glicose e a pressão arterial diariamente. Assim, tem sido possível controlar a glicemia sem uso de algum medicamento”, detalha Janayna. Queimando, no mínimo, 1.000 calorias por dia, Érico malha de domingo a domingo. Quando a academia fecha, ele faz corrida e caminhada.
De olho nelas
Algumas hortaliças, verduras e frutas que podem ser classificadas como “calorias negativas”
Agrião
Alho
Aspargo
Berinjela
Beterraba
Brócolis
Cenoura
Cebola
Pepino
Pimenta
Pimentão vermelho
Repolho
Couve-flor
Repolho
Espinafre
Nabo
Abobrinha
Chicória
Salsão
Melancia
Melão
Morango
Mexerica
Mamão
Maçã
Limão
Abacaxi
Ameixa
Algumas hortaliças, verduras e frutas que podem ser classificadas como “calorias negativas”
Agrião
Alho
Aspargo
Berinjela
Beterraba
Brócolis
Cenoura
Cebola
Pepino
Pimenta
Pimentão vermelho
Repolho
Couve-flor
Repolho
Espinafre
Nabo
Abobrinha
Chicória
Salsão
Melancia
Melão
Morango
Mexerica
Mamão
Maçã
Limão
Abacaxi
Ameixa
Não basta contar calorias
O nutricionista Gabriel Bueno destaca que o importante não é a contagem de calorias, mas, sim, a composição química dos nutrientes e os efeitos no corpo. “Por exemplo: 100 calorias de carboidratos causam efeitos diferentes do que 100 calorias de gordura. Da mesma forma, gastar 100 calorias de gordura no corpo é diferente de gastar essa quantidade de carboidratos”, explica Bueno.