No total, 18 pacientes relataram que sentiram muita dor após o procedimento. Um médico também detectou que 20 dos 23 operados apresentaram ferimento na córnea. A maioria tem mais de 60 anos.
A Secretaria de Saúde do município afirmou nesta segunda-feira (29) que investiga as circunstâncias da operação para detectar onde está o erro. A pasta afirma "ter total interesse na elucidação dos fatos" e lembra que "é importante que fique claro que são muitas as variáveis que podem ter levado ao lamentável problema". Para a secretaria, "por essa razão, é fundamental investigar todas as variáveis existentes, que vão desde problemas relacionados ao anestésico até o próprio material cirúrgico (como o pó encontrado nas luvas cirúrgicas)".
A prefeitura de Barueri diz ter acionado também a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Conselho Regional de Medicina e a Vigilância Sanitária da cidade para ajudar na identificação do problema.
Os pacientes continuam sendo avaliados e, caso venham a apresentar maior comprometimento da visão do olho operado, serão encaminhados ao transplante de córnea, afirma a secretaria. Na cirurgia de catarata, apenas um olho é operado por vez.
A pasta diz ainda "lamentar profundamente" o ocorrido e assegura que "não descansará enquanto não identificar as causas do problema".
Operação simples
A cirurgia de catarata é uma operação considerada simples na qual se remove o cristalino embaçado do olho e o substitui por uma lente artificial. O procedimento dura de 15 a 30 minutos. Os pacientes sentem normalmente pouca a nenhuma dor e, muitas vezes podem retomar suas atividades no dia seguinte. A catarata é a causa principal de perda de visão a partir dos 55 anos. Aos 65 anos, cerca de metade da população terá catarata.